Neste sábado

Prefeitura abre 2ª edição de programa para ajudar alunos que necessitam de recomposição de aprendizagem

10/05/2024 | 16:30 | 167

Alunos da Rede Municipal de Ensino da Capital que por algum motivo tiveram dificuldades na aprendizagem nas disciplinas de Português e Matemática irão participar, neste sábado (11), da 2ª edição do ‘Programa Progressão Parcial de Estudos’, que irá acontecer, das 7h30 às 11h30, em duas escolas polos: Escola Municipal Zulmira de Novais (Cruz das Armas) e Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Mangabeira).

Esse programa faz parte da política de recuperação e recomposição de aprendizagem que a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), vem desenvolvendo, juntamente com as escolas, desde 2023. Este ano irá acontecer durante cinco sábados seguidos.

“A progressão parcial de estudos é um direito que o aluno tem no âmbito dos processos avaliativos na rede. O programa tem o objetivo de proporcionar aos estudantes que não obtiveram êxito total em uma determinada disciplina, em um determinado componente curricular, em avançar nos estudos, ter a oportunidade de fazer a recomposição, a recuperação de aprendizagem”, explicou a diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação, Profª Drª Clévia Carvalho.

O programa teve início em 2023. Os professores da rede preparam todo o material especificamente e usam uma metodologia ativa, participativa, escutando mais de perto a necessidade de aprendizagem que esses estudantes têm e podendo incidir pedagogicamente sobre elas.

Curso de Verão – Durante todo o mês de janeiro, a Sedec também realizou com alunos da rede, por meio do Curso de Verão, a Progressão Parcial de Estudos para as disciplinas de Geografia, História, Ciências, Educação Física, Artes e Inglês.