Qualidade do atendimento

Prefeito entrega USF da Torre e prédio do Cartão do SUS, e atinge marca de 60 equipamentos de saúde requalificados

20/06/2024 | 09:30 | 197

Seguindo o planejamento de recuperar todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital, para oferecer melhores condições de atendimento aos usuários e trabalho aos colaboradores, o prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (20), a USF da Torre, juntamente com o prédio de que a população utiliza para atendimentos do Cartão do SUS. Agora são 60 equipamentos de saúde completamente reestruturados pela gestão municipal.

“Nós estamos trabalhando para que a nossa saúde dê a qualidade de atendimento que a população merece e que precisa. Fazer a reestruturação das Unidades Básicas de Saúde, das equipes de Saúde da Família, dotando de mais equipamentos e melhores condições de trabalho, de atendimento, é o nosso compromisso de fazer uma saúde pública que cumpre o seu papel para a população. E sem dúvida, aqui também a retirada do cartão SUS é algo que nos ajuda a ter um controle sobre a demanda populacional”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, disse que, nesse planejamento, a Prefeitura também vem recuperando hospitais, a exemplo do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Hospital do Valentina, com novas salas de raio X, abertura de novos leitos, além da ampliação da assistência, a exemplo da hemodinâmica no Hospital Santa Isabel. Esse olhar, de acordo com o secretário, está mudando, para melhor, a qualidade da saúde pública na cidade.

“O prefeito costuma dizer que ele não pegou a rede de saúde do zero, ele pegou no negativo. Ele teve um trabalho muito grande, muito árduo, para chegar no básico, no mínimo que ele desejava. A gente pegou tudo muito sucateado, porque anteriormente se priorizou construção, mas deixaram de estruturar os equipamentos que atendem a população na base. E é por isso que hoje nós estamos com centros cirúrgicos novos. As cirurgias, que hoje em 15 dias são realizadas, antes as pessoas esperavam mais de 45. Enfim, são muitos avanços”, afirmou o secretário.

Intervenções na USF – Troca de todas as telhas, o reforço e recuperação do madeiramento, que dá sustento, revisão na elétrica, hidráulica, troca de todas as esquadrias de porta, janela de alumínio, pintura geral da unidade, revitalização do piso, climatização e pontos de logística da internet. O investimento foi de R$ 350 mil.

“Todo mundo gosta de ser bem atendido, de chegar em uma unidade de saúde nova, organizada. E, aqui, eu tô vendo que fizeram tudo bem feito. Dá gosto entrar e receber o atendimento”, afirmou o aposentado Manoel Gildásio.