Novo padrão de qualidade

Prefeito entrega Escola Monsenhor João Coutinho, a 37ª unidade de ensino reconstruída pela gestão

04/07/2024 | 17:31 | 9

O prefeito Cícero Lucena entregou, na tarde desta quinta-feira (4), a Escola Monsenhor João Coutinho, no bairro do Róger, a 37ª unidade de ensino reconstruída pela Prefeitura de João Pessoa no padrão tecnológico – de sala Google e Espaço Make – com infraestrutura completa, ambientes climatizados, acessibilidade e inclusão. Durante a solenidade, o gestor municipal reafirmou o compromisso de levar esse padrão para toda rede de ensino.

Cícero Lucena lembrou que, em 2021, a gestão municipal encontrou 45 escolas com obras paralisadas, que precisou fazer novos contratos, buscando contemplar as unidades com investimento que atendesse a uma visão de futuro. Já são 99 com obras autorizadas e mais 10 sendo construídas do zero, em várias regiões da cidade, para atender a demanda crescente da população que, hoje, reconhece a qualidade do ensino municipal.

“Isso nos dá a esperança de um futuro melhor, considerando a educação como a ferramenta para conseguir esse futuro melhor para nossas crianças. E a nossa felicidade é exatamente essa, num dia em que já demos ordem serviço de uma reestruturação de uma escola com mais de R$ 5 milhões de investimentos. Agora, entregando outra unidade totalmente no modelo da educação do futuro, que é o que nós fazemos agora”, destacou o prefeito.

O vice-prefeito Leo Bezerra celebrou mais essa unidade, ressaltando que cada uma representa um avanço para fazer de João Pessoa referência de ensino para outras cidades. “Pegamos as escolas totalmente sucateadas, abandonadas, criamos Salas Google, Espaços Maker, e é dessa forma que a gente vai construir essa cidade, com mais investimento na educação, valorizando nossos estudantes, valorizando nossos profissionais e nossos professores”, frisou.

A Escola Monsenhor João Coutinho atende 400 crianças e tem 57 anos de história. De acordo com a secretária executiva de Educação e Cultura, Luciana Dias, essa reconstrução vai proporcionar um ensino mais desafiador, com os aparatos tecnológicos que a Prefeitura está colocando em toda a rede de ensino.

“Além do acesso à sala Google, toda tecnológica, as crianças estão encantadas, principalmente porque aqui a unidade era assim, muito sucateada em termos de estrutura, pedagogicamente sempre tinha aquele reforço, mas a estrutura realmente deixava a desejar. A criança que estuda, ela tem mais chance de evoluir na vida, e aqui é o ambiente que vai proporcionar isso acontecer”, disse Luciana Dias.

Confira todas as intervenções na unidade, com investimento de R$ 1,5 milhão:

Reconstrução da cozinha e refeitório;

Construção de reservatório;

Readequação de espaços (biblioteca, sala Maker e sala Google);

Modernização da fachada e acesso à edificação;

Escovódromo;

Pintura de toda edificação;

Execução de projeto elétrico e subestação;

Execução de projeto de combate a incêndio;

Impermeabilização e recuperação de cobertas;

Execução de projeto de climatização;

Recuperação e substituição de pisos;

Reparos e substituição de rede hidrossanitária;

Recuperação, substituição e inserção de novas esquadrias;

Adequação da acessibilidade.