Jornada Mariana
Prefeito celebra presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima na Capital, durante missa e cortejo no CAM
15/05/2024 | 13:30 | 328
A manhã desta quarta-feira (15) foi especial para os fiéis católicos, em João Pessoa, que puderam celebrar a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda do Santuário dedicado à santa em Portugal. No Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, houve celebração de missa pelo padre Paulo Cordeiro, com a presença do prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama, Lauremília Lucena.
O momento solene ainda contou com um roteiro pelas dependências do CAM, em um cortejo incluindo o Gabinete do Prefeito, emocionando fiéis em adoração. “Um momento de ser feliz com a felicidade do próximo, saber respeitar as pessoas e se colocar à disposição. Não só o prefeito, mas toda equipe e os que têm fé em Deus – que tenham o comportamento de fazer o bem e cuidar de quem precisa. Para isso, sem dúvidas, precisamos ter saúde, paz e discernimento”, afirmou Cícero Lucena.
A imagem da Virgem de Fátima faz parte das joias da coroa portuguesa – uma honraria de chefe de Estado. Ela é feita de cedro brasileiro e vai permanecer em João Pessoa até o dia 2 de junho, período em que vai estar presente em paróquias e várias celebrações da Igreja Católica. “É um momento para a gente fortalecer a nossa fé. Por meio dela, podemos chegar ao filho e sermos condutores da paz, da compaixão e da solidariedade”, destacou o padre Paulo Cordeiro.
A funcionária pública Ana Carla disse que celebrar a chegada da imagem de Fátima fortalece a fé e renova a esperança. “A gente tem que exercer a fé todos os dias, buscar a Deus em todos os momentos mas, sem dúvidas nenhuma, um momento como esse nos deixa ainda mais fortes, com a fé renovada e, claro, muito emocionada. É a primeira vez que eu vejo a imagem da Virgem de Fátima assim de perto”, declarou.
Yasmim Milena, servidora pública, participou das homenagens à Santa e disse estar bastante emocionada porque ela já realizou vários pedidos tanto dela quanto da família e amigos. “Nossa Senhora de Fátima já operou milagres na minha vida e acompanhar essa peregrinação é uma benção para quem tem fé”, afirmou.
Kátia Simone, moradora do conjunto Esplanada, marcou presença no evento para também agradecer milagres e pedir que a Santa interceda por ela para voltar ao mercado de trabalho. “Estou desempregada e como sou a coluna da minha casa como mãe e avó, vim pedir um emprego e orar para que o mundo seja menos violento”, pontuou.
Também presente no CAM para celebrar a peregrinação da imagem da Santa, Ilênia Ferreira Dias, de Mangabeira VIII, informou que estava no local apenas movida pela fé e para agradecer os milagres atendidos. “Que ela abra os ferrolhos e toque no coração dos endurecidos de coração e eu creio porque vi e tenho testemunhos dos milagres que ela opera. Minha filha estava prestes a perder um bebê e de joelhos pedi e ela me deu um neto que hoje tem 14 anos e é sadio”, reforçou.
Maria do Carmo, moradora do Bessa, revelou que foi ao CAM participar da missa e celebrar a passagem da imagem movida pela força da fé em Maria e que se trata de um momento de muita emoção porque promove a reflexão sobre a vida. “Tenho milagres conquistados através dela e em nome das graças alcançadas tenho uma imagem de Fátima em casa e todo ano reúno pessoas para fazermos a coroação. É uma forma de agradecimento por tudo”, acrescentou.
Sobre a Jornada Mariana – A imagem de Nossa Senhora de Fátima chegou a João Pessoa nesta terça-feira (14). A 1ª Jornada Mariana do Nordeste (JMN) começou no dia 4 de maio, por Fortaleza (CE). A peregrinação compreende um percurso por nove Estados do Nordeste, que será realizado entre os dias 04 de maio e 13 de outubro, totalizando seis mil quilômetros, num gesto único de união e espiritualidade para com o povo nordestino.
A iniciativa é do Movimento da Imaculada Conceição (Servitas) em parceria com a Arquidiocese de Fortaleza, e a Arquidiocese da Paraíba pela Comunidade Casa da Paz.
-
Texto: Max Oliveira e Djane Barros
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Sérgio Lucena, Carolina Battista e Kleide Teixeira -
Secretarias
gapre -
Tags
arquidiocese da paraíba CAM fiéis católicos imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima Jornada Mariana Lauremília Lucena. Nossa Senhora de Fátima padre Paulo Cordeiro prefeito Cícero Lucena Santuário de Fátima em Portugal