Segunda fase

Prefeito acompanha seleção dos alunos da Rede Municipal que vão disputar vaga na Escola do Bolshoi

20/08/2022 | 11:00 | 772

O prefeito Cícero Lucena acompanhou pessoalmente a seleção que vai definir os 20 estudantes da Rede Municipal de João Pessoa que irão à Joinville (SC) disputar uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O processo se encontra na segunda etapa, que acontece até este sábado (20), no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), em Mangabeira. Concorrem às vagas cerca de 600 crianças, que nesta fase são avaliadas pelos profissionais da companhia de dança.

“É muito gratificante poder chegar aqui esta manhã e encontrar tantas crianças com o brilho nos olhos de quem pode realizar um sonho. Isso nos dá a certeza de que fizemos muito bem em retomar esse projeto de nossas primeiras gestões e renova o nosso compromisso de garantir o apoio em Joinville para quantas crianças sejam aprovadas pelo Bolshoi”, afirmou o prefeito.

Estiveram aptas a participar do projeto crianças dos 9 aos 11 anos da Rede Municipal. Em uma primeira fase elas foram avaliadas na própria escola por professores de educação física treinados pelo Bolshoi para a seleção. Agora, os alunos passam pelo olhar dos próprios profissionais da companhia, que vão selecionar aqueles com melhores condições de participar da seleção final na Escola, em Santa Catarina, no próximo mês de outubro.

“Estamos aqui procurando aquelas crianças que apresentam o que chamamos de conjunto de dados profissionais, como flexibilidade, alongamento, estrutura corporal, articulações, coordenação e uma série de outros dados que são importantes para que cheguem à final com reais chances de competir. João Pessoa é um celeiro de talentos e nossa expectativa é sempre muito grande”, afirmou a coordenadora do Processo Seletivo do Bolshoi, Sylvana Albuquerque.

A secretária municipal da Educação, América Castro, destacou a alta procura desta edição, com cerca de 1.200 crianças disputando a primeira fase. “Percebemos um estímulo muito grande por parte das crianças que voltaram a sonhar com a dança, principalmente depois do sucesso de nossa primeira edição, onde cinco crianças conseguiram a vaga na Escola do Teatro Bolshoi. Vamos em frente para, quem sabe, conseguir um número ainda maior de vagas este ano”, afirmou.

Pular para o conteúdo