Incentivo à arte

Pré-montagem da exposição Livro-Objeto emociona estudantes e professores da Rede Municipal

27/09/2018 | 17:35 | 2613

“Eu fiquei muito orgulhosa do meu trabalho, pois ficou muito lindo”, disse emocionada a estudante Amanda Rodrigues, da Escola Municipal Santa Ângela, no bairro do Cristo Rendetor. Foi em clima de muita emoção que, na tarde desta quinta-feira (27), foi realizada a pré-montagem da exposição ‘Livro-Objeto’, que reuniu no Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano, estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino, além de artistas. A abertura da exposição acontece no dia 4 de outubro.

O evento teve o intuito de fazer, junto com alunos e professores, uma pré-montagem, na qual as peças ainda encaixotadas foram aos poucos sendo reveladas e posicionadas nos locais da exposição. Parte das obras foi feita por estudantes da Rede Municipal de Ensino. “Esse momento é também uma consequência de uma capacitação dos professores que resultou em belíssimos trabalhos realizados em sala de aula com os alunos e seus professores”, contou a idealizadora da exposição, a artista plástica Maria dos Mares.

Com os olhos atentos, os alunos, professores e artistas escutaram a declamação do texto “Desempacotando a minha biblioteca”, de Walter Benjamim, interpretado pela atriz Angélica Lemos. Na sequência, as caixas foram desempacotadas. Os alunos foram direcionados pela atriz até o local onde a exposição será realizada.

John Hiley, estudante da Escola Nazinha Barbosa, do bairro São José, ficou surpreso com o resultado do seu trabalho que será exposto no Celeiro Espaço Criativo. “Meu trabalho conta a história de uma menina que começa a descobrir o amor e, com isso, vai aos poucos abrindo seu coração para essa descoberta”, revelou o estudante de 13 anos.

A professora de artes, Luciana Dias, disse que todo esse trabalho é resultado do investimento que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem feito na cultura e na educação da cidade. “Essa é uma oportunidade que essas crianças estão tendo de ver seus trabalhos e também de conferir tantos outros expostos aqui no Celeiro Espaço Criativo. Creio que irá motivar ainda mais essas crianças para continuarem gostando das artes”, contou a educadora.

Abertura da exposição – No dia da abertura da exposição, que vai acontecer no dia 4 de outubro, a Orquestra Infantil do Centro Cultural Tenente Lucena fará a recepção dos visitantes no jardim do Celeiro Espaço Criativo. Haverá, ainda, uma intervenção com o ator André Morais, que irá cantar e declamar poemas.

A mostra ficará aberta durante todo o mês de outubro e oferece uma excelente oportunidade de passeio para o período em que se comemora o Dia das Crianças. Além dos livros-objetos, que encantam os pequenos pela plasticidade e convidam à leitura, o espaço também oferecerá uma exposição de brinquedos artesanais.

A exposição “Livro-Objeto” tem ainda a parceria dos professores da UFPB Ricardo Lucena, do Departamento de Fundamentação da Educação, e Amélia Panet, de Arquitetura e Urbanismo.

Serviço – A mostra ocorrerá no Celeiro Espaço Criativo, localizado no bairro do Altiplano, de 4 de outubro a 4 de novembro, e contará com a curadoria de Raul Córdula, pintor, artista gráfico, cenógrafo, professor e crítico de artes.

O Celeiro Espaço Criativo é localizado na Avenida João Cirilo da Silva, 850 – Altiplano e funciona de segunda à sexta-feira a partir das 9h até as 19h. Aos finais de semana, o horário é das 10h às 19h.