Mais Saúde

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são ofertadas aos usuários do SUS

15/01/2019 | 15:58 | 3406

Estimular os mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde por meios eficazes e seguros buscando desenvolver um vínculo terapêutico e integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Essa é a principal finalidade das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.

Essa rede de serviços oferta aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas. Entre as práticas individuais oferecidas estão acupuntura; aurículopuntura; homeopatia; fitoterapia; arteterapia (individual); terapia floral; quiropraxia; reiki; aromaterapia; massoterapia; terapia e massagem ayurvédica; gestalt terapia; reflexologia podal e naturologia, que também inclui iridologia e geoterapia.

Já entre as práticas coletivas são ofertadas biodança; danças circulares; tai chi chuan; terapia c​omunitária; yoga; cuidando do c​uidador (r​esgate da autoestima); automassagem preventiva; arteterapia; cura em expressão (artes plásticas); meditação; consciência corporal; constelação familiar; dança do sagrado feminino e círculo de gestantes. Além das práticas em medicina tradicional chinesa, ventosa, moxabustão, Tai Chi Chuan, homeopatia, fitoterapia, reiki, entre outras terapias.

Para ofertar às práticas a rede municipal de saúde dispõe de três centros especializados, os Centros de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) localizados no bairro dos Bancários (Cpics Equilíbrio do Ser), no Valentina (Cpics Canto da Harmônia) e no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Cpics Cinco Elementos). Além dos Centros, a SMS também oferta algumas práticas em Unidades de Saúde da Família (USFs).

Para ter acesso às práticas, o usuário pode ser encaminhado pelo serviço de saúde ou ir diretamente a um dos Centros. No Cpics, para realizar o cadastro, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao chegar ao serviço, o usuário passará por uma escuta qualificada individual, realizada por um terapeuta, que vai indicar uma terapia a ser feita.

Mais informações:

CPICS – Canto da Harmonia

Endereço: Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n°. Valentina Figueiredo.

Telefone: 3218.9841

CPICS – Equilíbrio do Ser

Endereço: Av. Sérgio Guerra, s/n°. Bancários.

Telefone: 3214.2921

CPICS – Cinco de Elementos