Saúde
Policlínicas municipais já realizaram mais de 135 mil atendimentos neste ano
06/08/2019 | 15:58 | 2580
Nos seis primeiros meses deste ano, as seis policlínicas municipais de João Pessoa realizaram 135,2 mil atendimentos à população. O número representa uma média de 27 mil procedimentos mensais de baixa e média complexidade em diversas especialidades de saúde.
Nas policlínicas, os usuários têm acesso a especialidades como cardiologia, ginecologia, geriatria, ortopedia, endocrinologia, proctologia, reumatologia, dermatologia, psiquiatria, odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, além de exames e pequenas cirurgias.
“Para uma assistência de qualidade aos usuários, os serviços de saúde exigem equipamentos e profissionais especializados, contando com recursos tecnológicos avançados para diagnóstico e tratamento do paciente, dentro de sua necessidade”, explicou Andressa Cavalcante, gerente de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Com a finalidade de melhor atender à população da Capital, as policlínicas estão distribuídas pela cidade e localizadas nos bairros de Mangabeira, Cristo Redentor, Jaguaribe, Mandacaru, Tambaú (Policlínica das Praias) e Tambiá (Policlínica da Pessoa Idosa).
O bacharel em direito, Túlio Barbosa, é um dos usuários atendidos na Policlínica do Cristo. Há três meses, ele foi encaminhado ao cardiologista da unidade com suspeita de hipertensão. Desde então, passou a ser acompanhado, também, por endocrinologista e nutricionista para complementar o tratamento.
“Estou gostando muito do atendimento e acompanhamento dos médicos, da nutricionista e de toda a equipe. Facilita muito quando temos várias especialidades reunidas na mesma unidade de saúde. Inclusive, alguns exames foram realizados aqui mesmo”, disse.
Para ter acesso aos serviços, o usuário deve procurar primeiramente a sua unidade de saúde da família (USF) de referência. A partir do atendimento com o clínico geral da USF, o usuário é encaminhado pelo médico para uma consulta marcada com um especialista em uma das policlínicas, de acordo com sua necessidade.
Dados – Do total de 135,2 mil atendimentos realizados, nas seis policlínicas municipais, de janeiro até junho de 2019, 54,3 mil (40%) foram executados na Policlínica de Jaguaribe; 24,2 mil (18%) na Policlínica das Praias; 19,3 mil na Policlínica do Cristo (14%); 18,9 na Policlínica de Mandacaru (14%); 14,9 mil (11%) da Policlínica da Pessoa Idosa; e 3,5 mil (3%) atendimentos na Policlínica de Mangabeira.
O maior volume de atendimentos registrados nesses serviços são as consultas médicas especializadas. Neste período, foram realizados 30,9 mil atendimentos deste tipo, o que representa 23% do total. Já as consultas com outros profissionais de saúde, correspondem a 27,6 mil (20%).
Foram realizados, ainda, 23 mil (17%) procedimentos de diagnóstico e 15,8 mil pequenas cirurgias (12%). Os outros 28% dos atendimentos são exames de radiografia, ultrassonografia, coleta de material para exame laboratorial, testes rápidos e outros.
Confira os endereços das policlínicas municipais:
Policlínica Municipal Mangabeira
Localização: Rua Romário C. de Morais, s/n, Mangabeira I
Telefone: 3213-1909
Horário: segunda a sexta – 7h às 17h
Policlínica Municipal Cristo
Localização: Rua Olívio de Almeida Guerra, s/n, Cristo Redentor
Telefone: 3214-2621
Horário: segunda a sexta – 7h às 17h
Policlínica Municipal Jaguaribe
Localização: Rua Alberto de Brito, s/n, Jaguaribe
Telefone: 3214-3107
Horário: segunda a sexta – 7h às 17h
Policlínica Municipal Mandacaru
Localização: Av. Mascarenhas de Morais, s/n, Mandacaru
Telefone: 3214-7143
Horário: segunda a sexta, 7h às 17h.
Policlínica Municipal das Praias
Localização: Rua Olinda, s/n, Tambaú
Telefone: 3214-8900
Horário: segunda a sexta, 7h às 17h.
Policlínica do Idoso
Localização: Praça Caldas Brandão, s/n, Tambiá (Prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel)
Telefone: 3214-2863
Horário: segunda a sexta – 7h às 17h
-
Texto: Secom-JP
Edição: Thadeu Rodrigues
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
saude -
Tags
atendimentos consultas policlínicas municipais saúde SMS