Inclusão

Policlínica Municipal do Cristo promove evento para celebrar o Dia Nacional dos Surdos

25/09/2024 | 20:00 | 52

A Policlínica Municipal do Cristo, unidade da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), promoveu um evento, nesta quarta-feira (25), para celebrar o Dia Nacional dos Surdos, que é comemorado anualmente em 26 de setembro. A data foi instituída pela Lei nº 11.796/2008 e tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre os direitos e a inclusão das pessoas surdas na sociedade.

O evento, de caráter informativo e enriquecedor, contou com palestra sobre prevenção ao suicídio, promovida através de um grande bate-papo com profissionais da psicologia, abordando sinais de alerta e oferecendo ajuda. Outro ponto abordado foi a saúde bucal, onde os odontologistas trouxeram dicas de como manter o sorriso saudável. Na ocasião, também foram dadas orientações sobre como evitar Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e promover práticas seguras no ambiente de trabalho.

“O evento do Dia Nacional dos Surdos é de grande importância para a comunidade, pois promove a conscientização sobre a cultura e os direitos da população surda. Toda a programação teve o apoio dos profissionais da Policlínica Municipal do Cristo, tudo isso fortalecendo a inclusão e o respeito à diversidade, tornando o espaço também voltado para a reflexão sobre as necessidades e desafios enfrentados pela comunidade surda”, destacou Rosângela Lima, intérprete de Libras da Rede Municipal de Saúde.

Libras – A Secretaria Municipal de Saúde da Capital oferece atendimento acompanhado por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as pessoas surdas. A assistência para este grupo faz parte do projeto ‘Mãos que Multiplicam Saúde’, que tem o objetivo de garantir a acessibilidade no atendimento clínico de usuários com deficiência auditiva. Atualmente, os intérpretes de Libras da Rede Municipal de Saúde atuam nas Policlínicas Municipais do Cristo, Jaguaribe e Mangabeira.

Serviço – No caso de pessoas que comecem a perceber que estão com problemas na audição, a orientação é procurar primeiramente a USF mais próxima, de onde será encaminhado para um especialista da rede municipal para atestar o diagnóstico correto. Lembrando que o atendimento de referência para surdos em João Pessoa acontece na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).

Pular para o conteúdo