Nesta quinta-feira

Policlínica do Cristo realiza evento em alusão ao Dia Nacional dos Surdos

22/09/2021 | 14:30 | 701

A Policlínica Municipal do Cristo realiza, nesta quinta-feira (23), um evento alusivo ao Dia Nacional dos Surdos, celebrado em 26 de setembro. A atividade terá início às 13h30 e a programação inclui palestra sobre o tema ‘Cuidados pós Covid’, apresentação musical com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), atividade odontológica e sorteio de brindes.

De acordo com a diretora da Policlínica Municipal do Cristo, Fátima Miranda, o evento é uma homenagem aos usuários surdos do serviço, que contam com intérpretes de Libras durante o atendimento. “Conhecido como Setembro Azul, o mês é marcado por diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos”, afirmou.

Serviço – A Rede Municipal de Saúde possui profissionais capacitados para atender este público em serviços como policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e Ouvidoria da Saúde. O projeto envolve o acompanhamento dos surdos na Atenção Básica, serviços de urgência, partos, pré-natal, consultas especializadas, farmácia e regulação.

Comemoração – O dia 26 de setembro foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil. A instituição foi inaugurada em 1857, no Rio de Janeiro.