Saúde

Policlínica de Jaguaribe realiza ação educativa de prevenção à diabetes nesta sexta-feira

11/11/2021 | 13:55 | 713

A Policlínica Municipal de Jaguaribe realiza uma série de ações, na manhã dessa sexta-feira (12), a partir das 8h, em alusão ao Dia Mundial de Combate a Diabetes, lembrado no domingo (14). A programação inclui palestras, dinâmicas, rodas de conversas e um café da manhã – intervenções realizadas com objetivo de reforçar a importância das medidas de prevenção, tratamentos e cuidados com o diabetes. A atividade está inserida também na programação da campanha Novembro Azul.

“A data é importante para continuarmos conscientizando a população a respeito da prevenção e o tratamento do diabetes, principalmente os homens. Como a doença é pouco sintomática, muitos dos portadores desconhecem sua condição, e, quando são diagnosticados, já apresentam um quadro avançado”, alerta a diretora geral da Policlínica de Jaguaribe, Lazuir Braga.

Ana de Lourdes de Oliveira, coordenadora de Doenças Crônicas, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explica que o diabetes é uma doença que pode ser classificada de diversas formas. Os principais tipos são: tipo I – que tem sua origem de ordem genética e hereditária; o tipo II – adquirido a partir de maus hábitos alimentares e ao sedentarismo do indivíduo e o tipo gestacional que se desenvolve durante a gestação.

Atendimento – A população deve buscar atendimento tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento da diabetes na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, onde vai receber orientação e os encaminhamentos adequados. Deve levar os documentos de identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência – de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.