Sustentabilidade

PMJP reaproveita água dos aparelhos de ar condicionado nos jardins do Centro Administrativo Municipal

03/02/2019 | 14:00 | 1910

O paisagismo na área do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, vem sendo cuidado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Por todo o CAM, está sendo feito o plantio de mudas de árvores nativas e a colocação de gramas. O paisagismo torna o prédio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) um lugar mais agradável para quem trabalha e para quem visita o local, que dispõe de mais áreas verdes, com clima mais ameno, proporcionando mais qualidade de vida para todos.

Quem vem para a PMJP percebe, na entrada, o cuidado com a área. Os jardineiros da Diretoria de Paisagismo da Sedurb preparam a terra com adubo orgânico, reutilizando restos de material triturado durante a Poda Programada, que é feita pela Semam. No jardim da entrada da PMJP, também foi instalado um sistema de ecodrenagem que reutiliza a água de todos os quatorze aparelhos de ar condicionado para irrigação. A água é captada entre 8h e 17h. Em 22 dias de expediente são armazenados, em média, 1.892 litros de água.

O Jardim Sustentável também foi instalado no prédio da Semam, onde foi construída uma rede de canos de PVC, que recolhe a água para uma caixa d’água. Uma bomba puxa a água armazenada e joga de volta para o sistema de canalização. A água é utilizada nas regas do jardim e também para a limpeza das passarelas e áreas comuns. Na Semam, estão instalados vinte e um aparelhos de ar condicionado, entre 9 mil e 24 mil BTU´s. Ligados durante oito horas por dia, cada aparelho produz dois litros e meio de água. A caixa, com capacidade para 310 litros, atinge a capacidade máxima em dois dias de uso dos aparelhos de ar condicionado.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Djalma Castro, destacou que as ações têm o objetivo de contribuir para tornar o espaço da PMJP cada vez mais confortável. “Estamos fazendo o que deve ser feito para que, tanto o prédio da PMJP quanto toda a cidade, tenham mais áreas verdes, que ofereçam beleza e conforto aos cidadãos”, concluiu.

Por todo o CAM estão sendo feitos pequenos jardins. A área do estacionamento da PMJP também vai receber mudas de árvores nativas, que em aproximadamente três anos estarão oferecendo sombra, contribuindo para diminuir a temperatura do ambiente.