PMJP realiza formação continuada para professores surdos da Rede Municipal

06/08/2018 | 15:58 | 1965

Os professores surdos da Rede Municipal de Educação participaram na tarde desta segunda-feira (6) da formação continuada de professores e intérpretes surdos e ouvintes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

A palestra ministrada pela professora mestra do Departamento de Língua de Sinais da Universidade Federal da Paraíba, Marie Gorett Dantas de Assis e Medeiros Batista, teve o tema ‘Educação Bilíngue: uma proposta eficiente de ensino aprendizagem para surdos’.

“Aqui eu estou vendo a Prefeitura dando ênfase a pessoa surda que está em sala de aula, na sociedade como um todo, mas que não é vista. A partir desse momento, que eles começam a fazer uma aplicação melhor do uso deles, da língua de sinais dele, e de como usar a língua portuguesa em sala de aula, é que podem ser melhor vistos pela sociedade”, explicou a palestrante.

Patrícia do Nascimento Guimarães, professora da Escola Municipal Francisco Edwar, está passando pela segunda formação. E ela explicou a importância de todo esse processo. “É muito bom essa inclusão para nós surdos. Sempre as portas abertas para os ouvintes, para outros tipos de deficientes, mas para nós surdos, no caso onde está inserida a Libras, se torna mais difícil. E essa formação vem nos auxiliar nesse sentido, vem abrir portas para que as pessoas nos compreendam melhor”, falou a professora.

Participaram de todo o processo de formação 55 profissionais de Libras e 70 professores da sala de recursos que terão uma carga horária de 60h, até o mês de outubro, com encontros quinzenais.

“A secretaria faz um trabalho de inclusão na rede municipal. E a novidade nessa primeira fase é a preparação para troca do profissional ouvinte pelo professor surdo”, explicou uma das formadoras do setor de Educação Especial da Sedec, Rosângela Melo.

Durante a formação será trabalhada a Base Nacional Comum Curricular e o que ela traz em relação ao uso da Libras, além da construção da resolução municipal da disciplina de Libras. A proposta será enviada pelos professores para o Conselho Municipal de Educação.

Já os intérpretes irão estudar tradução e interpretação de conteúdos do cotidiano de sala de aula. Os instrutores irão focar na gramática da Libras.