Mamaço

PMJP realiza encontro para conscientizar e debater sobre benefícios da amamentação

29/08/2019 | 14:58 | 1331

D R T . R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

Para encerrar a programação do Agosto Dourado, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do Banco de Leite Zilda Arns, realiza no próximo sábado (31) um Mamaço para conscientizar e debater sobre os benefícios da amamentação. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 16h, na Praça Pedra do Reino, no Parque da Lagoa.

Durante o Mamaço, também será realizada uma roda de conversa para debater sobre a importância da amamentação e os benefícios do aleitamento materno tanto para o bebê quanto para a mãe e abre espaço para a troca de experiências entre mães e futuras mamães.

“Além de fortalecer e incentivar o aleitamento materno, o mamaço também tem a função de quebrar o preconceito que existe sobre a mulher amamentar em público”, destaca a coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns, Daniele Maciel.

“Aproveito para convidar toda a comunidade, mães que estão amamentando, gestantes, mulheres que queiram participar, para juntas trocarmos experiências e fazermos um mamaço bem bonito”, conclui Daniele Maciel.

Agosto Dourado – No dia 12 de abril de 2017, foi sancionada pelo Presidente da República, a lei nº 13.435 que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado.

Doação de leite materno – Para as mulheres que querem ser doadoras de leite materno, o Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio. Para participar, basta ligar para o telefone 3214 1390 e fazer o cadastro. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro, para coletar o leite.

O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.

Além do leite materno, o Banco de Leite também incentiva a doação de frascos que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese.