Atividades educativas

PMJP promove ações culturais no Residencial Nice Oliveira e oferece serviços de saúde gratuitos aos moradores

19/11/2019 | 18:13 | 2216

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias de Habitação (Semhab) e de Saúde (SMS), realizou na tarde desta terça-feira (19), no Residencial Nice Oliveira, em Nova Mangabeira, a primeira de uma série de atividades relacionadas à campanha ‘Novembro Azul’ e ao dia da ‘Consciência Negra’. A iniciativa faz parte do programa de assistência às famílias beneficiadas pelo Programa Habitacional da Prefeitura e o mesmo trabalho vai ser realizado nos Residenciais Colinas de Gramame, Vista Alegre e Novo São José.

A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, explicou que essa campanha é voltada para os homens em função da importância da prevenção ao câncer de próstata, mas a abertura coincide com o dia da ‘Consciência Negra’, comemorado nesta quarta-feira (20). “No Residencial Nice Oliveira, existem 64 famílias quilombolas que foram contempladas com uma moradia. E nós aproveitamos o momento e oferecemos ações de saúde, mas também levamos atividades culturais para a comunidade, dando um enfoque especial a cultura dos povos afro-brasileiros”, afirmou.

A secretária adjunta da Saúde, Ana Giovana Medeiros, disse que o grande objetivo da parceria com a Secretaria de Habitação é levar os serviços oferecidos pela Prefeitura a essas comunidades, oferecendo aos homens do Residencial um atendimento médico para encaminhamento para o exame da próstata (PSA), que pode detectar qualquer tipo de alteração no organismo que possa evoluir para um câncer. “Na Secretaria Municipal de Saúde, funciona uma coordenação para trabalhar a saúde da comunidade Negra e a saúde do Homem e o resultado tem sido bastante positivo”, ressalta.

A presidente da Associação da Comunidade Negra do Quilombo de Paratibe, Joseane Pereira, considerou de grande importância a iniciativa das Secretarias de Habitação e de Saúde, oferecendo serviços e debatendo a realidade em que vivem as comunidades negras, em particular o Quilombo de Paratibe, que teve 64 famílias contempladas com um apartamento no Residencial Nice Oliveira. O ativista José João do Nascimento, coordenador do movimento LGBT e da Igualdade Racial, também parabenizou a Prefeitura de João Pessoa pela iniciativa. “A Semhab e a Secretaria de Saúde estão engajadas na campanha ‘Novembro Azul’, que tem como foco a saúde do homem e, ao mesmo tempo, coloca para o debate os direitos das comunidades negras, uma vez que novembro também é o mês da Consciência Negra”, disse.

A iniciativa colocou à disposição dos moradores do Residencial Nice Oliveira um médico para o encaminhamento do exame de PSA para os homens, atendimento de auriculoterapia, vacinas, avaliação odontológica e atividades estéticas. Também foi realizada uma palestra onde o tema central foi a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata dentro da campanha “Novembro Azul” e questões ligadas ao dia da “Consciência Negra”, como o racismo e a discriminação religiosa.

José dos Santos é morador do Nice Oliveira. Ele tem 60 anos e já se aposentou depois de passar a vida trabalhando como pedreiro. Seu José disse que já algum tempo que não faz o exame da próstata e que agora teve a oportunidade de falar com um médico e pegar o encaminhamento para o exame de PSA. “Eu não sinto nada. Minha saúde é muito boa, mas também é bom fazer o exame para não ter problema depois e, assim, a gente tem tudo na porta de casa”, comentou.

Outro morador do Nice Oliveira que ficou muito satisfeito com os serviços oferecidos foi Josenildo do Nascimento. Ele tem 43 anos e tem um problema de pele e agora teve a oportunidade de falar com o médico e ser encaminhado para fazer o tratamento junto a uma dermatologista. Seu Augustinho Pereira Ferreira também aproveitou para falar com o médico. Ele pegou o encaminhamento para o exame de PSA e lembrou que ano passado não fez o exame por falta de tempo para comparecer a um posto de saúde. “Agora, eu falei com um médico na porta de casa”, comemorou.

O secretário adjunto da Habitação, André Coelho, disse que é gratificante ver como as pessoas participam, interagem, tiram dúvidas e são orientadas a ter cuidado com a saúde, o que leva a uma qualidade de vida melhor. Ele lembrou que a abertura das atividades foi no Nice Oliveira, mas na semana que vem, as ações vão ser nos Residenciais Colinas de Gramame e Vista Alegre, no Colinas do Sul, e o encerramento vai ser no Residencial Novo São José.