Saúde e Movimento

PMJP participa da 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade e profissionais alertam para cuidados com a saúde

21/10/2018 | 14:47 | 3161

Com objetivo de promover à saúde e estimular a prática de hábitos saudáveis, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou da 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). O evento aconteceu na manhã deste domingo (21), no Parque da Lagoa e contou com a presença de centenas de pessoas.

Com intuito de chamar a atenção da população sobre a importância da atividade física e de alimentação adequada para melhorar a qualidade de vida e reduzir o excesso de peso, as atividades contaram com orientação de diversas especialidades clínicas, profissionais multidisciplinares associados à SBCBM, atendendo ao público para diagnóstico de sobrepeso, obesidade, bem como orientações sobre o nível de peso.

“Tive alguns problemas de saúde e engordei muito. Junto a obesidade, tive sérios problemas de depressão e, consequentemente, outros problemas de saúde”, disse a profissional autônoma Elisângela Sousa, que perdeu 60 quilos e sabe a importância desse evento e da prática de atividades físicas no dia a dia. “É importante colocar o corpo para funcionar e mantê-lo sempre em movimento com a associação de uma dieta equilibrada e saudável. Faz bem para o corpo, para alma, para vida e principalmente, para nossa autoestima”, completou.

A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem. Os eventos também foram realizados em Brasília, Goiás, São Paulo, Curitiba, Vitória, Campinas, Bauru, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, João Pessoa, Manaus, São Luís, Porto Velho e Fortaleza.

Em João Pessoa – Na rede municipal de saúde, os atendimentos de prevenção à obesidade acontecem de forma integrada, incluindo a atenção básica, serviços especializados e a prática de exercícios físicos, tudo de forma gratuita.

Os usuários podem ser atendidos diretamente em uma das cinco policlínicas municipais, que disponibilizam o atendimento com nutricionistas, ou ainda podem se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, onde serão encaminhados pelo médico para o tratamento. As policlínicas estão localizadas nos bairros de Tambaú, Mandacaru, Jaguaribe, Cristo Redentor e Mangabeira.

João Pessoa Vida Saudável – O projeto tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis, a prática de atividades esportivas e desenvolver ações preventivas para a saúde. Atualmente, mais de cinco mil pessoas participam do projeto, que está espalhado em 23 praças e 16 espaços públicos, como USF e escolas, totalizando 39 polos do projeto em toda a capital paraibana.

As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo. As atividades do JPVS também são abertas à população e acontecem de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30. 

Confira os locais onde participar do João Pessoa Vida Saudável: http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/saude/projeto-joao-pessoa-vida-saudavel/

Dados – Pesquisas apontam o Brasil como o 5º país no ranking mundial da obesidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença é uma realidade para 18,9% dos brasileiros.  Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%).

Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes.

“Essa mobilização de hoje é importante para alertar as pessoas para o cuidado com a saúde, principalmente. A atividade física de forma regular associada a uma boa alimentação pode propiciar longevidade as pessoas”, disse Augusto Almeida, cirurgião geral e presidente do Capítulo da Sociedade da Paraíba. “Os números que temos em João Pessoa sobre obesidade são preocupantes, por isso alertamos a população para o cuidado primário, para um cuidado precoce com a saúde e que tudo pode começar com uma simples caminhada”, informou.

O médico explica ainda que o sobrepeso e a obesidade têm origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados – com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares.

“A soma do desequilíbrio com a balança e hábitos sedentários acarreta em grandes prejuízos à saúde, e com elas, doenças crônicas, como problemas de pressão arterial, diabetes e até, doenças cardiovasculares”, complementou o médico.

Pular para o conteúdo