Na Estação Cabo Branco

PMJP orienta gerentes saúde sobre condutas vedadas a agentes públicos municipais durante as eleições

08/08/2018 | 16:40 | 2967

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) reuniu os profissionais do Programa Gerente Saúde nesta quarta-feira (8), na Estação Cabo Branco, para orientá-los sobre as condutas vedadas aos agentes públicos municipais durante o período de campanhas para as eleições 2018. Uma cartilha elaborada pela Procuradoria Geral do Município (Progem) com todas as orientações foi lançada na semana passada e será distribuída aos servidores.

De acordo com o procurador geral do Município, Adelmar Régis, a orientação aos gestores das Unidades de Saúde da Família (USF´s) é fundamental para evitar que eles cometam atos que violem as normas legais. “Toda a orientação visa simplesmente a que se dê cumprimento a igualdade nas eleições e se evite o uso da máquina administrativa em favor de qualquer candidato, partido político ou coligação”, afirmou.

Para a gerente de Atenção Básica, Naédina Gomes, as orientações do procurador contribuirão para que os gerentes das USF possam repassar as condutas aos outros profissionais da equipe. “Eles serão multiplicadores das informações para que as equipes de saúde da família estejam preparadas e cientes do que pode e não pode ser feito, levando em consideração que lidam diretamente com a população”, observou.

Agosto Dourado – Ainda durante a reunião com os gerentes saúde, a coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns, Daniele Maciel, conduziu uma palestra sobre a campanha Agosto Dourado, ressaltando a importância do aleitamento materno. “O objetivo é discutir as ações de promoção e proteção do aleitamento materno nas Unidades de Saúde da Família”, disse.

Dentro da campanha, as USF´s estão realizando ações educativas de incentivo ao aleitamento materno durante todo o mês. O Agosto Dourado surgiu a partir da lei nº 13.435, sancionada pelo Presidente da República em 12 de abril de 2017, instituindo o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno.