Saúde com segurança

PMJP incentiva prática de exercícios físicos ao ar livre com a Orla mais iluminada

17/09/2018 | 19:30 | 2942

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem buscado incentivar cada vez mais a prática de esportes e a vida saudável da população pessoense. Com a Orla mais iluminada, após instalação de lâmpadas em LED, a prática de esportes ganha reforço e pode ser feita com mais segurança.

Nesse sentido, a SMS estará ofertando nesta segunda (17) e terça-feira (18) uma tenda de serviços de promoção e prevenção à saúde, no Busto de Tamandaré. Das 18h às 20h, profissionais da Rede Municipal de Saúde estarão ofertando serviços como orientação nutricional, orientação postural, aferição de pressão arterial, além da distribuição de preservativos.

“A prática de atividade física beneficia a saúde como um todo, ajudar a manter o peso em níveis adequados, regula os níveis de colesterol no sangue, além de melhorar a saúde do coração, diminuindo o risco de infarto e, a Orla mais iluminada, é mais um incentivo a essa prática uma vez que as pessoas se sentem mais seguras para praticar seus exercícios na praia, ao ar livre”, destacou o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

A aposentada Maria da Paz participa do projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS) junto com cerca de mais 50 pessoas, com aulas de aeróbica, alongamento e dança. Ela disse que enquanto a rotina de exercícios e hábitos saudáveis lhe proporciona uma melhor qualidade de vida, a nova iluminação garante mais segurança. “Eu moro em Manaíra, mas venho caminhando até aqui todos os dias – agora com mais tranquilidade e segurança, porque está tudo muito bem iluminado. E além de oferecer mais segurança, a iluminação embelezou ainda mais esse trecho da cidade, dá gosto de frequentar”, garantiu.

Quem também ressalta a importância da iluminação na Orla é Fabio Carneiro, que coordena o projeto João Pessoa Vida Saudável, que funciona no trecho do Largo da Gameleira, em Tambaú. “A gente sabe da importância dos exercícios para as pessoas, que vêm em busca de mais qualidade de vida. Mas muita gente estava deixando de participar por conta da escuridão. Agora, com tudo restabelecido, as aulas voltaram ao normal, inclusive com a participação de turistas”, explicou.

Além da praia, a população de João Pessoa, pode praticar atividades físicas por meio do projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS) e nas Academias da Saúde, que possuem polos espalhados por toda a cidade.

As atividades do JPVS acontecem de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, nas principais praças e avenidas de João Pessoa. O projeto é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as faixas etárias. Os interessados devem comparecer aos polos que oferecem as aulas e procurar o orientador.

As Academias estão localizadas nos bairros do Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro, funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h e são abertas ao público, ou seja, qualquer pessoa pode participar dos serviços ofertados, bastando comparecer à Academia portando o Cartão SUS e a liberação do médico, caso tenha alguma lesão.

As atividades do JPVS nas Academias de Saúde acontecem das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30.

Iluminação da Orla – A PMJP, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), instalou a nova iluminação com tecnologia LED na Orla de João Pessoa, no trecho que compreende as praias de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra, bem como toda a parte da areia, onde ficam os refletores (projetores). Foram investidos na obra quase R$ 1 milhão.

Nas calçadas das avenidas Cabo Branco, Tamandaré e João Maurício, as luminárias com lâmpadas de Vapor Metálico de 400 Watts foram substituídas por luminárias a LED com potência de 265 Watts. Na beira mar, na parte da areia, foram substituídos refletores com lâmpadas metálicas de mil watts por refletores com lâmpadas LED de 448 Watts e refletores com lâmpadas metálicas de 400 Watts por refletores LED de 257 Watts.