Em Montreal

PMJP é referência para implementação de políticas públicas para população LGBT no Canadá

15/08/2018 | 21:35 | 1781

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participou, nesta terça-feira, 14, da primeira de uma série de audiências, na cidade de Montreal no Canadá, cujo objetivo é discutir políticas públicas para a população LGBT daquela cidade. A PMJP foi convidada a participar das reuniões como referência para o modelo que será implantado na cidade canadense. O coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da PMJP, Roberto Maia, viajou para a cidade, na qual participará de 15 reuniões com diversos setores da sociedade até o domingo, 20.

Representantes da Prefeitura de Montreal escolheram a cidade de João Pessoa em virtude da diversidade de programas existentes para população LBT em situação de vulnerabilidade. Os representantes da PMJP farão uma série de exposições para trocar experiências com políticos canadenses. O objetivo é que o governo passe a gerir as políticas para população lgbt, uma vez que atualmente essas políticas são de responsabilidade das ONG’s.

Roberto Maia destaca que a primeira reunião foi bastante proveitosa. “Estamos animados com essa troca de experiência. Eles ficaram bem empolgados com a nossa política e vamos servir de referência para o modelo que eles irão implantar. Vamos ficar a semana inteira com uma agenda de extensa de duas ou três reuniões diárias com diversos segmentos”, destacou.

Referência – no mês de abril, representantes da prefeitura de Montreal (Canadá) estivem na cidade de João Pessoa para conhecer de perto as políticas públicas da PMJP para população LGBT, especialmente o programa Transcidadania. Além das experiências para o público LGBT, os representantes ainda trocaram experiência sobre Orçamento Participativo.

Para Roberto Maia a visita dos representantes do Canadá é um reconhecimento ao trabalho que é feito na cidade. “Eles nos procuraram porque viram nosso trabalho através das redes sociais. Ficamos muito honrados e estamos dispostos a essa troca de experiência. Também vamos firmar um acordo porque, a convite deles, vamos à cidade de Montreal explicar à gestão municipal e às ONG’s tudo o que desenvolvemos em João Pessoa para o público LGBT”, disse na ocasião.