Democracia participativa

PMJP apresenta programa Transcidadania e Centro LGBT em evento na Espanha

15/11/2018 | 10:20 | 1573

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi convidada para apresentar seu trabalho durante a 18ª Conferência de Barcelona 2018. O evento, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro, é uma referência mundial nos debates sobre democracia participativa e promove a interação entre cidades e organizações para realização de inovações democráticas.

O convite para participação do evento surgiu logo após a Coordenadoria ter levado, no último mês de agosto, um pouco da sua experiência à cidade de Montreal, no Canadá. Na ocasião, a prefeitura de Montreal se interessou pela diversidade de programas voltados para a população LGBT em situação de vulnerabilidade em João Pessoa.

“Nossa cidade é reconhecida mais uma vez como referência pelos seus programas de inclusão social exitosos”, comemora o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da PMJP, Roberto Maia.

Durante o evento, será apresentada a experiência do Centro de Cidadania LGBT e do Programa Transcidadania. “Nossas ações vão servir como exemplo e referência para outros países. A troca de experiências é excelente para que possamos sempre aperfeiçoar o nosso trabalho”, explicou. João Pessoa participará de uma mesa sobre inclusão com mais quatro países.

A conferência é um evento anual, organizado em cada edição por uma cidade sócia do OIDP (Observatório Internacional da Democracia Participativa). O Observatório é uma rede de governos locais do mundo inteiro, organizações e centros de investigação que querem conhecer, intercambiar e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local para aprofundar a democracia. Neste ano, a cidade anfitriã é Barcelona e os temas são a democracia direta, a iniciativa de cidadania e os ecossistemas de democracia inclusiva.