Nesta sexta-feira

PMJP apresenta experiências com o Portal da Transparência na Expotec

07/11/2018 | 17:15 | 2171

Com o intuito de compartilhar o investimento realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o novo Portal da Transparência, a Secretaria Executiva de Transparência Pública (Setransp) participa, nesta sexta-feira (9), a partir das 11h, da Expotec 2018. O evento, que está acontecendo no Centro de Convenções, recebe a palestra “Práticas e Tecnologias Aplicadas ao Desenvolvimento do Portal da Transparência de João Pessoa”, ministrada por desenvolvedores da PMJP.

Ubiratan Pereira, secretário da Transparência Pública, informou que todo o processo de criação do site até o lançamento foi realizado pelos desenvolvedores da Secretaria de Transparência e da Controladoria Geral do Município. “Vamos detalhar todas as questões que estão por trás do portal, desde as ferramentas de TI, que foram utilizadas, até as ferramentas para se utilizar o portal. Dentro dos eixos da palestra, vamos compartilhar as diversas pesquisas que podem ser realizadas no site”, revelou o secretário.

A palestra visa compartilhar o processo de desenvolvimento do Portal da Transparência, que ajudou a definir tendências para a implementação de ferramentas na esfera pública, que devem ser compartilhadas e debatidas. Na ocasião, os palestrantes vão compartilhar as diferenças no procedimento legais e organizacionais do ambiente acadêmico e privado. “Existe a necessidade que os programadores aprendam sobre o funcionamento da máquina pública e sua forma de gestão, necessitando adaptações nas práticas de gerenciamento de software”, afirmou ainda.

Com o tema “Impacto da digitalização na sociedade brasileira”, a Expotec oferece ao público 63 palestras e 18 oficinas, além da feira com exposição de projetos de inovação de universidades e empresas. O evento teve início nesta quarta-feira (7) e segue até esta sexta-feira (9).

Inscrições – Quem tiver interesse em participar da feira, deve se inscrever gratuitamente no site oficial do evento, através do link: expotec.org.br.

O evento, que é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal na Paraíba (IFPB) e Unipê, é organizado pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid). Além de contar com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).