Novembro Azul

PMJP apresenta dados dos serviços e assistência para saúde do homem em João Pessoa

11/11/2019 | 17:56 | 1758

D R T .R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza, nesta terça-feira (12), às 13h, no auditório da Estação das Artes, um evento para apresentar os dados sobre os cuidados de Saúde do Homem na capital e ofertas de serviços em alusão ao ‘Novembro Azul’. Com o tema ‘Cuidando da saúde de novembro a novembro’, a campanha tem como objetivo alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em João Pessoa, a rede municipal de saúde realiza ações em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), com oferta de exames e encaminhamentos para consultas especializadas. “Este é um mês de conscientização. De alertar para a saúde do homem. Apesar da oferta dos serviços estarem durante todo o ano em nossas unidades, quem ainda não teve a oportunidade ou tempo de ir a um de nossos profissionais, aproveitem a campanha para se cuidar”, orientou Adalberto Fulgêncio, secretário de saúde.

Os serviços ofertados à saúde do homem seguem uma linha de cuidados que trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, e as doenças prevalentes entre a população masculina.

“Nesta terça-feira, iremos apresentar e dialogar junto aos profissionais de saúde os cuidados ofertados em rede. Casos de câncer de próstata em João Pessoas, encaminhamentos, assistência e, discutir também sobre outras doenças que mais acometem o público masculino. Compreendo que o cuidado da saúde é integral”, completou o secretário.

PSA – Na rede municipal de saúde, para investigar sinais do Câncer de Próstata, é solicitado o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que é uma enzima produzida pelas células da próstata cuja concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo. O exame é simples, indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue. O nível de PSA em homens sem câncer de próstata, normalmente é abaixo de 2,5 nanograma por mililitro (ng/ ml) de sangue.

Se o nível estiver acima deste limite, há maior possibilidade de acometimento da doença, sendo necessária a realização de exames complementares, como exame de toque e biópsia.

Câncer de Próstata – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de cerca de 68 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2019. De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), criado pelo Datasus, foram 15.391 mortes decorrentes da doença em 2017, no Brasil.

“O câncer de próstata, assim como outras doenças uma doença com altas chances de cura quando diagnosticada precocemente e, tratada em sua fase inicial, podendo chegar a cerca de 90%”, explicou Késsio Brito, coordenador da área técnica de saúde do homem em João Pessoa. “Esse mês de novembro, especialmente, fazemos um alerta para o cuidado integral. É importante cuidar da saúde e prevenir doenças”, completou.

Fatores de risco – Um dos fatores de risco apontados pelo Inca é o avanço da idade. No Brasil, nove a cada dez homens diagnosticados têm mais de 55 anos. Outro é o histórico familiar. Homens, cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco. O sobrepeso e a obesidade também podem contribuir para desenvolver a doença.