Aprovação

Pesquisa da Emlur mostra que 93% da população avaliam positivamente coleta domiciliar

09/07/2022 | 08:00 | 701

Pesquisa realizada em João Pessoa pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) registra que 93,6% da população avaliam a coleta de resíduos sólidos domiciliares como excelente, ótima ou boa. O serviço é realizado todos os dias, executado por equipes diurnas e noturnas. No Centro e na orla da Capital, a coleta é diária. Nos demais bairros, é feita em dias alternados.

Para o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, a qualidade da avaliação obtida na pesquisa é um reconhecimento ao empenho na execução da limpeza de João Pessoa. “A coleta domiciliar é o principal serviço prestado pela Emlur e saber que a grande maioria dos entrevistados fez uma boa avaliação nos dá a resposta de que estamos no caminho certo no cuidado de nossa cidade”.

Conforme o estudo, realizado pela Diretoria de Operações da Emlur, 42,2% dos entrevistados avaliaram como boa a coleta de resíduos sólidos domiciliares. Outros 27% dos entrevistados consideraram o serviço excelente. A classificação ótima foi respondida por 24,4% dos participantes. O levantamento ainda indica que 69,1% da população consideram seu bairro limpo.

Na realização da pesquisa, a Emlur perguntou à população quais ações são praticadas para manter a cidade limpa. Do total, 86,3% responderam que guardam seus resíduos em casa e só colocam na rua, no dia e horário próximo da passagem do caminhão compactador.

População contribui – O aposentado Antônio Fernandes Monteiro, morador do bairro Ernani Sátiro, é um dos que só descarta os resíduos no dia da coleta. Ele conta que embala os resíduos domiciliares em várias sacolas para não rasgar. “Eu e minha esposa separamos o plástico dos restos de comidas para facilitar o trabalho dos agentes. Eles são atenciosos e muito educados conosco. Recolhem tudo direitinho”, comentou.

A moradora do bairro Costa e Silva, Janette Santos de Morais, afirmou que a coleta é feita regularmente às terças e quintas-feiras e aos sábados. “Eu só tenho que parabenizar a Emlur e os agentes, que são guerreiros, com esse trabalho tão importante para nosso bairro e para toda a cidade”.

Ela contou que, assim como os filhos e os vizinhos, tenta sempre separar os resíduos no descarte, por tipo de material, e passar para as pessoas a importância disto. “Dessa forma, ajudamos a manter a cidade limpa e contribuímos com a preservação do meio ambiente”, complementou.

Os participantes da pesquisa também afirmaram que denunciam os locais que estão sendo usados como depósito irregular de resíduos e que varrem sua calçada. Outra resposta foi que recolhem os resíduos gerados por eles quando estão em praças, ruas e praias.

Denuncie – A população pode entrar em contato com a Emlur para denunciar condutas irregulares, solicitar serviços ou apresentar sugestões por meio dos telefones 0800 083 2425, 3214-7628, 3218-7644 e 3214-7660. O contato também pode ser feito pelo programa Prefeitura Conectada, por meio do link https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10