Saúde bucal

Período de férias escolares é oportunidade para levar crianças ao dentista

09/07/2023 | 14:00 | 680

Mês de julho é período de férias escolares e, assim, as crianças estão com os dias mais livres, sendo uma oportunidade para os pais ou responsáveis levá-las ao dentista e reforçar os cuidados com a saúde bucal. Em João Pessoa, a rede municipal de saúde oferece atendimentos diários nos consultórios odontológicos das unidades de saúde da família (USF).

De acordo com a odontopediatra e coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Camila Castelo Branco, é importante que as crianças sejam levadas à consulta odontológica desde o nascimento para receber orientações sobre os cuidados diários para a saúde bucal dos pequenos, a exemplo de como realizar a escovação, indicação de creme dental com flúor, uso de escova pequena e de cerdas macias e quando começar o uso do fio dental.

“Podemos estimular os cuidados bucais das crianças, levando-as para consultas periódicas ao dentista, resultando na criação do vínculo e corresponsabilização sobre o seu cuidar. Podemos, também, fazer o uso de métodos lúdicos com reforço positivo no momento da higienização. Além disso, é importante o adulto ser o ‘espelho’ para criança, ou seja, é interessante realizar esse momento de cuidados bucais juntos”, destacou Camila Castelo Branco.

A odontopediatra orienta que a faixa etária em que os pais devem ficar mais atentos aos cuidados bucais é a partir do nascimento do primeiro molar permanente, que ocorre por volta dos cinco anos de idade. “Frequentemente é confundido pelos pais com um dente decíduo. Por isso a importância do acompanhamento periódico com o profissional dentista”, ressaltou.

Ainda de acordo com a odontopediatra, a periodicidade da consulta da criança com o dentista vai depender de cada condição clínica. “Após a primeira consulta avaliativa e tratamento adequado, o profissional que irá traçar o retorno ideal, podendo ser de 15 dias, um mês, três meses ou mais”, observou.

Serviço – Nas USFs são realizadas ações de aplicação tópica de flúor, extração de dentes, remoção de placas, escovação supervisionada, orientação de higienização bucal, entre outros serviços. Em casos mais graves e atendimentos especializados com odontopediatras, os pequenos podem ser atendidos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Durante o ano letivo, por meio do Programa Saúde na Escola, os profissionais visitam as escolas para ações de prevenção e promoção à saúde bucal entre os alunos.

Nas unidades de saúde o atendimento é por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Já nos CEOs, os atendimentos são por meio de agendamentos e acontecem das 7h às 11h e das 13h às 17h, também de segunda a sexta-feira.