Alerta

Pelo menos 54% das crianças atendidas no HMV e UPAs da Capital não estão vacinadas contra a Influenza

24/05/2023 | 13:00 | 519

Em meio à campanha de vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa alerta que pelo menos 54,5% das crianças atendidas no Hospital do Valentina (HMV) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital ainda não estão vacinadas contra a doença. O imunizante protege contra a forma grave da gripe e evita internações.

Do total de 317 atendimentos pediátricos, incluindo as internações, registrados nesses serviços de saúde, no último sábado (20), pelo menos 173 eram crianças que não tomaram a vacina, enquanto apenas 67 (21%) confirmaram ter recebido a vacina. Já em relação aos outros 77 (24%) atendimentos, não há informação sobre a vacinação. Ou seja, ainda que todos os que não informaram sobre a vacina, tenham recebido o imunizante, o número de crianças vacinadas ainda é menor do que aquelas não imunizadas.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da Prefeitura de João Pessoa, Alline Grisi, os dados refletem uma média recorrente nos últimos dias nos serviços pediátricos de saúde e mostra que as crianças não vacinadas correm mais riscos de contrair a forma grave da doença e, consequentemente, serem internadas.

“A Secretaria de Saúde, em especial a Atenção Básica, está empenhada em imunizar as crianças e a população como um todo contra a Influenza. Para isso, estamos com ações de imunização dentro das comunidades e escolas municipais, além dos postos de vacinação distribuídos em todos os territórios da cidade. Então é importante que os pais e responsáveis por essas crianças também estejam atentos e façam a sua parte, levando esses pequenos até um desses locais para tomar a dose da vacina”, alertou Alline Grisi.

Só no HMV, referência no atendimento pediátrico, dos 98 atendimentos registrados nesse dia, incluindo as internações, apenas 36 crianças estavam vacinadas (36%), enquanto 62 (63%) não tomaram a vacina. Já nas quatro UPAs (Oceania, Bancários, Valentina e Cruz das Armas) foram registrados 219 atendimentos na pediatria, onde 31 estavam vacinadas (14%), 111 não imunizados (50%) e 77 (35%) sem informação sobre a vacina.

Os pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos para se vacinar contra a Influenza, podem se dirigir às Unidades de Saúde da Família (USF), policlínicas municipais, Centro Municipal de Imunização (CMI) ou ao ponto fixo de vacinação instalado no Mangabeira Shopping.

Ações – A Prefeitura de João Pessoa tem mobilizado as equipes de saúde da família para intensificar as ações de imunização contra a Influenza e Covid-19. No último sábado (20), foram aplicadas mais de 23 mil doses de vacina, sendo a cidade paraibana que mais vacinou durante o ‘Dia D’.

Entre as ações promovidas, estão a imunização contra a Influenza nas escolas e Centros de Educação Infantil (CMEIs) municipais, além da vacinação itinerante em que, diariamente, duas vans passam por comunidades da Capital imunizando a população da região, com foco no público infantil.

Pular para o conteúdo