Nesta quarta

Participação popular como ferramenta do exercício da cidadania é tema de palestra

18/05/2021 | 08:00 | 596

Incentivar o protagonismo da população em decisões que possam melhorar a qualidade de vida nos bairros e comunidades tem sido um dos grandes pilares democráticos das gestões. É com o objetivo de aprofundar o assunto que a Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) e o Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Nagep) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizam, na próxima quarta-feira (19), a palestra “Capacitação e Aperfeiçoamento em Participação Popular”, no Teatro Paulo Pontes, às 15h.

O evento terá como palestrantes a coordenadora do Negap, Kilma Barros, e o secretário estadual de Desenvolvimento Humano e ex-secretário do Orçamento Democrático, Tibério Limeira. Os dois vão abordar aspectos que fazem da participação popular uma ferramenta importante para o exercício da cidadania, seja com solicitações de zeladoria (limpeza, asfaltamento, podas) ou obras estruturantes (construções de praças, reformas de equipamentos, etc).

Kilma Barros, coordenadora Nagep, afirma que é muito importante que a população tenha esse conhecimento e utilize a ferramenta, pois a participação popular é um elo entre gestão e comunidade.

“A Secretaria de Saúde tem um setor chamado Participação Popular, mas com o foco voltado somente para a saúde. Já a Secretaria Executiva da Participação Popular abrange debandas que envolvem várias secretarias, com zeladorias e outras demandas maiores. Nesse contexto, esta é uma formação de cidadãos. Trabalhar para que a cidade seja melhor cuidada e que também seja uma cidade que cuida”, afirmou.

Para Thiago Diniz, secretário da Participação Popular, o momento é para aprofundar o conhecimento sobre esta ferramenta tão importante. “É através desta ferramenta democrática que o povo pode sugerir, cobrar, ter ações mais diretas junto à gestão para fazermos um trabalho coletivo”, afirmou o secretário.

Devem participar da palestra, conselheiros municipais e regionais, articuladores e lideranças comunitárias. O evento seguirá todas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19, ocupado 30% do local, haverá aferição da temperatura corporal, distanciamento social e disponibilização de álcool em gel 70%.