Atividades ambientais

Parque Zoobotânico Arruda Câmara recebe dezenas de crianças na abertura da programação especial de fim de ano

11/12/2018 | 18:37 | 2474

A programação especial de fim de ano do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) teve início nesta terça-feira (11) com atendimento a um grupo de estudantes. As ações, que seguem até o dia 21 de dezembro, contam com um diversificado cardápio de atividades ambientais, voltadas para escolas e instituições que atendam, preferencialmente, crianças com deficiência, idosos e dependentes químicos.

Os estudantes da cidade de Cabedelo interagiram com uma cobra da espécie Píton albina, considerada uma das maiores serpentes do mundo, e participaram da trilha sensorial, onde ficaram descalços e vendados, caminhando pela trilha d’água, para melhor perceber e sentir o ambiente. Todos os alunos estavam acompanhados e supervisionados pelos técnicos e veterinários do Parque.

A professora responsável pelo grupo de alunos atendidos, Osana de Oliveira, afirma que o passeio foi realizado para que eles tenham um pouco mais de conhecimento sobre o meio ambiente. “Para eles, foi um momento ímpar, eu acredito que daqui levarão a experiência para sala de aula e poderemos trabalhar bem melhor com o conhecimento completo sobre meio ambiente, pois eu não posso falar de uma árvore que eles não conhecem ou do animal que nunca viram e sempre ficam no imaginário. Eu acho que as escolas que tenham a oportunidade de vir, não devem deixar de aproveitar a chance de forma alguma”, afirmou a professora.

Durante a programação, que acontece de terça à sexta-feira, pela manhã, a partir das 9h, serão oferecidas interações com animais, trilha sensorial, plantio, distribuição de mudas e aulas de campo, sob coordenação dos profissionais do Zoológico e da Educação Ambiental da Bica, com o objetivo de incentivar o engajamento entre fauna, flora e setores da população.

Segundo Jair Azevedo, diretor do Parque, a Bica sempre faz as atividades alusivas ao Natal trabalhando a parte de educação ambiental e conscientização das pessoas para a importância da preservação e conservação das espécies. “Esse é um dos pilares dos trabalhos realizados pelos zoológicos. Esse ano, o parque completa 96 anos de existência e, nesse período de comemorações, o público tem a oportunidade de participar dessa ação educativa e de lazer mais uma vez”, afirmou.

“Durante duas semanas, nós vamos atender uma instituição por dia, com ações diferenciadas e estamos querendo muito atender setores com crianças especiais, como também casas de repouso para idosos, mas precisamos que nos procurem”, explicou Gustavo Vilar, técnico que trabalha condicionamento animal.

Agendamento – Para o atendimento, é necessário realizar agendamento prévio, visto que as ações são oferecidas de acordo com o perfil do público interessado. O agendamento deve ser feito através do telefone 99945-2426 ou 98767-0848, de terça à domingo, no horário comercial. O número de vagas por grupo é limitado para um melhor atendimento. Informação sobre possibilidade de isenção de taxa será dada durante agendamento.

Serviço – O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está situado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Róger. É aberto de terça à domingo, das 8h às 17h (bilheteria até 16h). A entrada custa R$ 2 por pessoa. Crianças com até 7 anos e idosos acima dos 65 anos não pagam a entrada.