Incentivo à cultura local

Parque da Lagoa recebe espetáculo inspirado nas obras de José Lins do Rego e grupo de cultura popular

01/09/2018 | 08:30 | 2054

Além de muito entretenimento, brincadeiras e lazer, o Parque da Lagoa Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa, oferece apresentação com incentivo na literatura local e outra na cultura popular. Neste domingo (2), a partir das 16h, a praça recebe o espetáculo “José Lins – um pássaro poeta”, uma obra inspirada nos trabalhos do escritor paraibano José Lins do Rego. Logo após, às 17h, o grupo Cavalo Marinho Infantil se apresenta no Parque. A iniciativa do projeto AnimaCentro é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

A programação faz parte do projeto AnimaCentro, que oferece de forma gratuita e permanente diversas atrações culturais. O Centro Histórico da Capital ganhou destaque na gestão. Eleita pela Unesco como Cidade Criativa, João Pessoa conta com o maior projeto de intervenção cultural já realizado, unindo revitalização e dando sentido à ocupação da área central de João Pessoa.

A encenação do grupo Engenho Imaginário, que se apresenta a partir das 16h, conta com três atores e um músico. Um figurino básico, adereços e elementos cenográficos que se transformam e ganham vida, criando imagens animadas. Um boneco representa o menino de apelido Dedé, que quando se torna adulto é substituído por um dos atores, que além deste, interpreta doze personagens que contracenam com outros nove, interpretados por uma das atrizes em cena.

Já às 17h, o grupo Cavalo Marinho Infantil do Bairro dos Novais se apresenta no Parque, trazendo muita alegria e animação. A apresentação vai trazer músicas de cultura popular, dança e muito som dos instrumentos musicais. O grupo, que iniciou em 1968, pelo mestre João do Boi, é formado por 25 participantes, entre homens e mulheres, além de crianças, que vão fazer todo o diferencial no evento.

A coordenadora do grupo Cavalo Marinho, a mestra Josilene Cunha, mais conhecida como Tina, destaca o investimento que a PMJP tem feito na cultura popular na cidade de João Pessoa. “Esse projeto tem oferecido aos turistas e aos paraibanos um excelente espaço para divulgar a cultura popular. Hoje estamos vendo o que nunca tínhamos visto em João Pessoa”, contou Josilene.

Serviço:

Apresentação do espetáculo ‘José Lins – um pássaro poeta’ e do grupo Cavalo Marinho

Local: Parque da Lagoa Sólon de Lucena
Dia: Domingo (2)