Espaço aberto

Parque Arruda Câmara recebe policiais militares para atividade esportiva

16/08/2022 | 13:00 | 628

Nesta terça-feira (16), o Parque Arruda Câmara, administrado pela Prefeitura de João Pessoa, iniciou suas atividades ainda mais cedo, recebendo integrantes do 1º Batalhão da Polícia Militar para a realização da 1ª Trilha de Orientação e de confraternização entre os militares responsáveis pelo patrulhamento da zona Norte da cidade. O evento começou às 7h e teve distribuição de brindes entre os participantes.

A Trilha consiste numa prática esportiva onde os militares devem se guiar por meio de mapas à procura de pontos previamente marcados, decifrar alguns códigos e se dirigir aos próximos pontos até finalizar o percurso, ganhando aquele que concluir primeiro. Cerca de 50 policiais participaram do evento.

O tenente-coronel Marques Júnior, do 1º BPM, explica que a iniciativa é do setor de Educação Física do Batalhão e visa unir a atividade física a uma atividade lúdica, em meio à natureza. “A trilha no Parque Arruda Câmara é também um momento de confraternizar os policiais, de praticar atividade física e trazer ao cotidiano do policial essa rotina de exercícios agregada ao verde. Agradecemos a cessão do espaço e essa é uma parceria importante entre os militares que fazem o patrulhamento da zona Norte e o Parque da Bica. Semanalmente estamos aqui”, destacou.

O educador ambiental do Parque, Rogério Ferreira, explica que a Trilha de Orientação, além de ser uma atividade física, ambiental e recreativa, também é educativa. “Os participantes aprendem a se localizar dentro de determinada área e, além de procurar os pontos, desvendar os enigmas que estão neles, ainda tem a variedade do terreno. O cérebro trabalha bastante nesse tipo de atividade. No nosso caso, como educadores ambientais, colocamos umas perguntas referentes à ecologia em cada ponto”, explicou o educador ambiental.

O diretor do Parque, Rodrigo Fagundes, comenta que é sempre uma satisfação ver o espaço como local de confraternização. “Tudo deu certo, o evento foi muito interessante e esperamos ver mais atividades como esta aqui”, afirma.