Educação Ambiental

Parque Arruda Câmara firma parceria com Centro Universitário para oferta de estágio em Veterinária

01/12/2022 | 09:30 | 1035

Foi assinado nesta quarta-feira (30), no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, um Termo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e a Sociedade de Ensino Superior da Paraíba – Uniesp. O Termo tem o objetivo de estabelecer estágio na Bica para estudantes de medicina veterinária, para complementação de ensino e aprendizagem escolar, em conformidade com a Lei 11.788/2008.

O diretor do Parque, Rodrigo Fagundes, destacou que a parceria com a Uniesp tem o objetivo de promover o desenvolvimento de estágio destinado aos estudantes regularmente matriculados no curso de graduação de Medicina Veterinária da Uniesp, como também estimular a pesquisa, estudo e cuidados de animais silvestres, sendo estes um dos pilares do zoológico moderno. “Essa é nossa maneira de contribuir para a formação de novos profissionais que irão trabalhar na conservação de espécies e do meio ambiente”, concluiu o diretor.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a Bica é um local destinado às ações de educação ambiental e nada mais natural que seja aberto o espaço para estágio de estudantes de medicina veterinária. “Além de ser um local de lazer, a Bica também é muito requisitada por pesquisadores e estudantes e para nós é uma alegria ver essa parceria ser concretizada com uma instituição de ensino”, concluiu.

A veterinária Paula Fernanda Barbosa de Araújo, coordenadora e professora da Uniesp, do curso de Medicina Veterinária, destaca que a parceria surgiu da vontade de fazer algo pelos animais e também para que os alunos possam ter a vivência na prática, com o dia a dia dos animais. “O diretor me ligou, convidando para fazer essa parceria, Uniesp e Bica, e achei extraordinário, porque vai ser um campo de pesquisa sobre manejo e vida dos animais. Eu acho bem interessante e vai gerar bons frutos. Vamos desenvolver alguns trabalhos científicos e os estágios para os alunos serão imprescindíveis, porque não é fácil ter local para estagiar e, tendo aqui em João Pessoa, melhor ainda. A estrutura é muito boa, o corpo técnico excelente, a quantidade de animais é bem significativa, a estrutura, de um modo geral é muito boa, e isso ajuda bastante”.

A coordenadora destacou ainda que, em contrapartida, a Uniesp possui laboratórios que podem ser utilizados pela Bica. “Sabemos das dificuldades quando um animal adoece, é preciso ter todos os medicamentos e equipamentos disponíveis e isso nem sempre é possível ter de forma imediata. E o Uniesp pode contribuir nesse sentido. A Uniesp também está montando um hospital veterinário, com ambulatório para bichos não convencionais e animais silvestres e os profissionais da Bica terão acesso ao hospital, bem como aos equipamentos para diagnóstico”, concluiu.