Funjope

Parceria com fóruns visa criar política de cultura em João Pessoa

01/02/2021 | 18:40 | 724

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está construindo uma parceria com os fóruns de cultura para fortalecer a política de cultura na Capital. Na última sexta-feira, dia 29, a direção da Fundação participou de uma reunião online com o Fórum dos Fóruns de Cultura da Paraíba (FdF-PB), que envolve 24 fóruns e redes, dentro de um projeto mais amplo da Funjope, de abrir suas portas para os grupos sociais, de cultura e também para os fóruns.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, já se reuniu com representantes de vários fóruns setoriais, a exemplo do Fórum de Pretas e Pretos, Fórum de Culturas Tradicionais, de Cinema, de Literatura e Dança. “Na sexta-feira, tive uma boa conversa, que durou mais de duas horas, em uma reunião online com representantes do Fórum dos Fóruns, pessoas que representam todos os fóruns de cultura.  É fundamental tranquilizar todos os fóruns de cultura que a Funjope vai estar construindo essa parceria com eles para fortalecer a nossa política de cultura”, assegurou.

Ele ressaltou que esta é uma oportunidade de criar, de verdade, uma política de cultura para a cidade João Pessoa. “E isso tem ser construído a partir do diálogo com todos os fóruns de cultura e com todos os artistas”, destacou Marcus Alves.

Esse diálogo segue as diretrizes da atual gestão municipal de apoiar a cultura e os artistas locais, ouvindo as mais diversas representações e avaliando suas necessidades. Foi um momento para as entidades mostrarem projetos atuais e futuros.

O Fórum dos Fóruns de Cultura da Paraíba reiterou, junto ao diretor da Funjope, diversos pontos que incluem temas como o Sistema Municipal de Cultura (SMC), orçamento, sistema de financiamento e Fundo Municipal de Cultura (FMC), Cultura no centro e nos bairros, entre outros. As propostas estão em um documento assinado por 102 entidades e organizações.

A reunião Fórum dos Fóruns de Cultura contou ainda com a participação do Conselho Municipal de Política Cultural da Capital (CMPC-JP).