Proteção integral
Pais e responsáveis podem aproveitar as férias para colocar a caderneta de vacinação dos filhos em dia
08/07/2024 | 17:00 | 129
A imunização tem sido um dos maiores avanços da medicina, erradicando doenças como a poliomielite e a varíola e reduzindo significativamente a incidência de outras, como sarampo, difteria e tétano. Para as crianças, é uma das medidas mais eficazes para proteger contra diversas doenças infecciosas graves, principalmente durante a primeira infância.
Ao garantir que as crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação, os pais e responsáveis desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar de seus filhos.
Durante as férias escolares, com viagens marcadas e família reunida para os momentos de lazer, esse período também é uma ótima oportunidade para cuidar da saúde. “Os papais e responsáveis podem levar seus filhos a um serviço para avaliar a saúde bucal e colocar em dia a caderneta de vacinação. Quando sabemos e compreendemos que muitas vezes na correria do dia a dia é um pouco mais difícil. Por isso, é importante que os pais reservem um tempo durante as férias para colocar alguns cuidados com a saúde da criança”, destaca Danielle Melo, gerente de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de João Pessoa.
Mesmo que a família não esteja com viagem programada, é importante que as crianças e adolescentes estejam com as vacinas recomendadas em dia para reduzir chances de contrair e disseminar doenças. Durante o período de férias há um aumento do fluxo de viajantes pelo mundo, o que pode acarretar em introdução ou reintrodução de doenças que já se encontravam sob controle no Brasil.
O Ministério da Saúde orienta a vacinação das crianças de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e todas as vacinas recomendadas estão disponíveis gratuitamente em todas as salas de vacinas da rede municipal, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba qual vacina é recomendada para cada faixa etária pelo link: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario.
Atualização da caderneta – Crianças, adolescentes, adultos e idosos devem manter o documento de vacinação em dia. Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta que a Prefeitura de João Pessoa convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo e colocar em dia a vacinação.
Documentação – Para vacinação, é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.
Locais de vacinação em João Pessoa nesta terça-feira (9):
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.
Policlínicas Municipais
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Centro Municipal de Imunização
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
8h às 12h (sábado, domingo e feriado – apenas para vacinação de urgência)
Home Center Ferreira Costa
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)
Shopping Sul
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)
Shopping Tambiá
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)
Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
-
Texto: Lílian Pedreira
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Arquivo/Secom -
Secretarias
sms -
Tags
calendário imunização proteção Saude SMS vacina vacinação