Conscientização

População aprova iluminação de prédios públicos em alusão ao Novembro Azul

07/11/2021 | 14:00 | 962

A Prefeitura de João Pessoa, em uma ação de conscientização em alusão ao Novembro Azul, mês que marca o combate ao câncer de próstata, iluminou em tom de azul o prédio do Paço Municipal e do Hospital Santa Isabel, além do letreiro João Pessoa, que fica no Busto de Tamandaré. O ato foi aprovado pela população, que reconheceu a importância dos cuidados com a saúde do homem.

A instalação e o acionamento das luzes foram realizados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), através da Divisão de Iluminação (Dilup). Os três locais importantes pelo simbolismo e apelo turístico na cidade já haviam sido iluminados na cor rosa no mês passado, durante a campanha do Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama.

Cláudio Valdo, de 48 anos, aprovou a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa ao passar na frente do Paço Municipal e encontrar a fachada do prédio público iluminado. O técnico em refrigeração reconheceu a importância da prevenção ao câncer de próstata, que é o segundo mais frequente entre os homens, após os tumores de pele (não-melanoma).

“Está muito bonito. Mês passado estava com iluminação rosa, por conta do Outubro Rosa, e agora colocaram em azul por conta do Novembro Azul. Acho importante essa conscientização. Os homens também precisam cuidar da saúde e esse tipo de iniciativa é muito válida”, destacou Cláudio.

O aposentado José Antônio da Silva, de 67 anos, também ficou satisfeito com a medida ao ver a fachada do Hospital Santa Isabel iluminada nas cores da campanha em prol da saúde do homem. Para ele, a ação é uma forma de incentivar os homens a procurarem um médico e fazerem os exames de rotina para evitarem o câncer de próstata.

“É um meio de incentivar os homens a realizarem os exames. Estou com 67 anos e com muita saúde porque estou sempre me cuidando. De dois em dois anos faço o exame para saber se está tudo em ordem”, contou.

Alerta – De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que, até o final de 2021, mais de 65 mil pessoas sejam diagnosticadas com câncer de próstata. Mas, a pior notícia é que a doença causa, aproximadamente, 15 mil mortes por ano.

Pular para o conteúdo