Transparência
Ouvidoria Geral Municipal tem aumento de 87% na produtividade com demandas resolvidas este ano
08/04/2022 | 14:00 | 855
A Ouvidoria Geral é um instrumento de democracia e direito da sociedade. Para garantir esse compromisso com o cidadão, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Ouvidoria Geral da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp), resolveu 821 manifestações, de janeiro a março deste ano, um aumento de 87% na produtividade e resolução das demandas da população. Neste mesmo período, em 2021, foram resolvidas 439 manifestações.
No Painel Resolveu Municipal, no Portal de Transparência, o cidadão pode encontrar informações relacionadas à quantidade de manifestações tratadas pela Ouvidoria-Geral, sendo elas detalhadas por tipo (denúncia, reclamação, elogio, entre outros). Assim como é possível analisar as demandas em tratamento, a média de dias de resposta, bem como, o percentual fora do prazo, entre outras informações. Ainda é possível ter acesso a todo histórico das demandas desde 2018 até a data atual. Para conhecer melhor clique aqui (https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/dashboards/ouvidoria).
Informações – O Portal da Transparência também é um canal onde as pessoas podem acessar os dados abertos com detalhamento das manifestações de ouvidoria e serviço de atendimento ao cidadão. A ferramenta proporciona maior transparência às ações da Prefeitura, ampliando o controle social e permitindo o aprimoramento das políticas públicas. Para acessar, basta clicar no link: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/dados-abertos/listagem/support_agent/Ouvidoria%20e%20SIC
Para o diretor de Atendimento e Encaminhamento, Erivan Teixeira, a crescente procura pela Ouvidoria tem acontecido como um processo de confiança da população com o órgão público. “Esses números não são apenas reflexo da facilidade do cidadão em ingressar com as demandas, mas, principalmente, na confiança de que neste espaço ele vai encontrar alguém preparado para o atender, entender a sua reclamação e buscar a possível solução para o problema que ele relata”, explicou
Já o técnico municipal de controle interno, Daniel Freitas, lembrou que os investimentos em tecnologia da informação tiveram papel fundamental para a melhoria nos números de resolução de demandas no primeiro trimestre de 2022. “Com o Painel Resolveu Municipal, a Prefeitura deu um salto no processo de organização, análise, compartilhamento e monitoramento das informações relativas às demandas de Ouvidoria. Recentemente o Painel liberou uma aba exclusiva para os servidores das mais diversas secretarias da gestão municipal, com visualizações interativas e em tempo real”, explicou.
Ainda de acordo com Freitas, com as atualizações no Painel foi possível padronizar e otimizar o controle. “O que já era uma excelente ferramenta de controle social, agora também facilita e padroniza os procedimentos internos de trabalho entre os servidores envolvidos nas atividades de Ouvidoria. Por exemplo, o Painel, de maneira simples e objetiva permite o acompanhamento do número de dias em tramitação de cada demanda, por secretaria, o que facilita a comunicação intersetorial, visto que todas as secretarias da gestão municipal tem acesso ao período de tramitação das demandas de seu interesse, estimulando, assim, um processo de autogestão dos prazos legais, processo que, antes do Painel, era centralizado quase que exclusivamente no pessoal de Ouvidoria”, completou.
Canais de atendimento – Para atendimento, os usuários ainda dispõem do número 162, e-mail (ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br) e WhatsApp (98841-9383) para o encaminhamento de denúncias, sugestões e também elogios ao trabalho desenvolvido pela gestão municipal. A Ouvidoria Geral fica localizada no Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70 / 1º andar – Centro. Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp). Telefone: 3218-6167. Link para atendimento no WhatsApp: https://wa.me/5583988419383
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Texto: Nayanne Nóbrega
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Assessoria -
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