Controle Social
Ouvidoria-Geral lança “Painel Resolveu Municipal” para acompanhamento de indicadores
04/08/2021 | 14:44 | 1984
O Portal de Transparência da Prefeitura de João Pessoa agora conta com o ‘Painel Resolveu Municipal’. A ferramenta foi elaborada pela Ouvidoria-Geral do Município com base nas informações das demandas de ouvidoria oriundas, inicialmente, do Sistema do Governo Federal FALABR e tem por finalidade promover e simplificar a análise dos dados.
O projeto ‘Painel Resolveu Municipal’ foi inspirado no Painel Resolveu do Governo Federal e idealizado visando a prestação de serviço de qualidade, transparência e fomentar o controle social. Os dados são da Secretaria Executiva da Transparência Pública da Capital (Setramp). O painel pode ser acessado aqui.
No Painel Resolveu Municipal o cidadão pode encontrar informações relacionadas à quantidade de manifestações tratadas pela Ouvidoria-Geral, que registrou neste ano, 1.837 demandas, sendo elas detalhadas por tipo (denúncia, reclamação, elogio, entre outros). Assim como é possível analisar as demandas em tratamento, a média de dias de resposta, bem como, o percentual fora do prazo, entre outras informações. Ainda é possível ter acesso a todo histórico das demandas desde 2018 até a data atual.
De acordo com o secretário de Transparência Pública e Ouvidor-Geral do Município, Rafael Costa, o painel municipal visa dar transparência às ações adotadas pela Ouvidoria-Geral. “Como busca constante de evolução das ações de Ouvidoria, as informações das manifestações serão disponibilizadas de forma dinâmica, possibilitando ao cidadão acompanhar a evolução do tratamento das manifestações. A exemplo dos indicadores de performance relacionados ao histórico da média de dias e a porcentagem fora do prazo. Além disso, o painel é todo dinâmico, o que viabiliza o controle social mais assertivo e cirúrgico, de forma rápida e responsiva”, destacou.
O Portal da Transparência, que é uma importante ferramenta de transparência ativa, tem trabalhado, com a colaboração essencial dos órgãos e secretarias do município, de maneira perene para publicizar as informações da gestão de forma hábil e competente. Os dados disponibilizados no Portal são de responsabilidade das secretarias e entidades do poder executivo municipal, por serem eles os executores dos programas e os responsáveis pela gestão das ações governamentais.
-
Texto: Nayanne Nóbrega
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Ascom/Setramp -
Secretarias
setramp -
Tags
Ouvidoria-Geral do Município Painel Resolveu Municipal Setramp transparência pública