Transparência
Ouvidoria Geral do Município espaço permanente de diálogo e interação com a população
26/03/2022 | 10:00 | 2064
É nossa missão atender reclamações, prestar informações, aproximando a população à gestão municipal. Esse é o trabalho da Ouvidoria Geral, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que tem como objetivo obter, em benefício dos cidadãos, melhorias na qualidade do serviço prestado, maior agilidade na resolução dos problemas, transparência e acesso à informação e diminuição da burocracia.
Este ano, o serviço registrou um crescimento de 48% de manifestações resolvidas, entre SIC e Ouvidoria. Além disso, como forma de ficar cada vez mais próximo do cidadão foi criado há um ano, o serviço de Ouvidoria via atendimento de WhatsApp, que registrou mais de 1.912 atendimentos desde sua criação. Na última semana, a Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp) recebeu da Prefeitura novos computadores o que vai viabilizar um atendimento mais ágil e informatizado.
Os dados estão expostos no “Painel Resolveu”, o projeto foi inspirado no Painel Resolveu do Governo Federal e idealizado visando a prestação de serviço de qualidade, transparência e controle social. O painel pode ser acessado por meio do link: (https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/dashboards/ouvidoria).
De acordo com a diretora do Departamento de Recepção da Secretaria de Transparência Pública (Setramp), Priscilla Alcântara, a Ouvidoria Geral é um espaço permanente de diálogo com a população. “Ouvir o cidadão é entender seus anseios e uma ótima forma de melhorar os serviços bem como na criação de novos projetos. A Ouvidoria tem esse papel agregador e de fomentação do empoderamento social, uma vez que somos porta vozes do cidadão para com as secretarias da Prefeitura”, disse.
Para saber mais informações, o cidadão pode acessar o Portal da Transparência. Nele, a população encontra a divulgação, de modo oficial, dos gastos públicos, bem como da prestação de contas para os cidadãos. Saiba mais em nossa página de dados abertos: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/dados-abertos.
Canais de atendimento – Para atendimento os usuários ainda dispõe do número 162, e-mail (ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br) e WhatsApp (98841-9383) para o encaminhamento de denúncias, sugestões e também elogios ao trabalho desenvolvido pela gestão municipal. A Ouvidoria Geral fica localizada no Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70 / 1º andar – Centro. Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp). Telefone: 3218-6167. Link para atendimento no WhatsApp: https://midi.as/WhatsappOuvidoriaJP
Podem ser feitos à Ouvidoria os seguintes tipos de manifestação:
Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
Elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública municipal;
Denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
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Texto: Nayanne Nóbrega
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Arquivo/SECOM -
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