Resolutividade

Ouvidoria da Saúde promove palestras para gerentes e agentes comunitários sobre importância das respostas aos usuários

09/09/2021 | 19:00 | 606

A Ouvidoria Setorial da Saúde iniciou, nesta quinta-feira (9), uma série de palestras para os gerentes e agentes comunitários das unidades de saúde da família (USF) sobre a importância das respostas aos usuários dos serviços. A primeira atividade aconteceu no Centro Administrativo Municipal e foi voltada aos profissionais das unidades localizadas na região do Distrito Sanitário II.

De acordo com a diretora da Ouvidoria da Saúde, Alcilene Figueiredo, o objetivo das palestras é sensibilizar os profissionais sobre as funções da Ouvidoria. “O serviço funciona com base na participação direta do usuário que registra a demanda e espera uma resposta por parte dos serviços. Então, é fundamental darmos um retorno a este usuário”, explicou.

Durante a palestra, foi apresentada aos profissionais do Distrito Sanitário II a definição de ouvidoria como espaço de cidadania, instrumento de gestão e de fortalecimento do controle social, além de abordar pontos como transparência pública, prazos legais para respostas e fluxo de atendimentos.

Os usuários dos serviços da rede municipal podem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde via mensagem de texto online, utilizando o aplicativo WhatsApp, através do número (83) 98845-5002; pelo telefone 160; site da Prefeitura de João Pessoa ou pelo e-mail ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Resolutividade – A Ouvidoria Setorial da Saúde formalizou 4.329 demandas no primeiro semestre deste ano através do Sistema OuvidorSUS. Todas as demandas foram encaminhadas aos setores responsáveis a fim de viabilizar a resolutividade das manifestações e fornecer uma resposta humanizada ao cidadão. Do total de demandas, 92% tiveram resolução dentro dos prazos legais.

Ouvidorias nos serviços – Para chegar ainda mais perto da população, a Ouvidoria da Saúde possui ouvidorias descentralizadas dentro de alguns serviços para atender, exclusivamente, às demandas dos usuários desses locais. São eles: Hospital Santa Isabel, Hospital do Valentina, Ortotrauma de Mangabeira, Instituto Cândida Vargas, Policlínica do Cristo, Policlínica de Jaguaribe, Policlínica de Mangabeira, Vigilância Epidemiológica, Diretoria de Regulação e os cinco Distritos Sanitários.