Resolutividade
Ouvidoria da Saúde de João Pessoa realiza mais de 8 mil atendimentos
27/12/2021 | 15:00 | 1480
A Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde de João Pessoa formalizou 8.322 demandas neste ano através do Sistema Ouvidor SUS. Do total de manifestações, 98,11% foram concluídas. O principal canal de atendimento continua sendo através do telefone 160, totalizando 69% das solicitações ao órgão, sendo a maioria delas em relação às informações sobre a vacinação da Covid-19. As manifestações de elogios têm subido ano a ano, e este ano totalizou 1.150 demandas, resultando em 14% do total.
Todas as demandas foram encaminhadas aos setores responsáveis a fim de viabilizar a resolutividade das manifestações e fornecer uma resposta humanizada ao cidadão-usuário. Em média, a Ouvidoria Setorial da Saúde concluiu as manifestações dos usuários em 15 dias. Com a ampliação de acesso ao cidadão através do WhatsApp, cujo número é (83) 98845-5002, em março deste ano, foi observado um aumento significativo nas demandas, representando 12% dos atendimentos.
De acordo com o ouvidor setorial da Saúde, Émerson Caldas, o órgão preza por um atendimento humanizado com foco na satisfação do cidadão. “A Ouvidoria produz relatórios que ajudam os gestores da área da saúde a buscar melhorias para os usuários, fortalecendo a estrutura administrativa da Secretaria e fomentando, assim, os mecanismos de participação e controle social de uma política pública de saúde eficiente”, explicou.
Formas de atendimento – Na Ouvidoria da Saúde, os meios de atendimentos disponíveis são: carta, e-mail, registros realizados presencial ou por telefone – ligação e WhatsApp.
Em João Pessoa, o meio de contato mais utilizado pelos usuários nas Ouvidorias da Saúde foi o atendimento via telefone, sendo registrado 5.792 demandas, seguido pelo WhatsApp, com 1.032 manifestações, e e-mail, com 656 solicitações. Já o atendimento presencial registrou 709 demandas, sendo 8,52% do total das manifestações. Além desses canais de atendimento, o usuário ainda pode fazer sua solicitação via formulário web, que registrou 101 manifestações e via carta com apenas 31 registros.
Estruturação – A Ouvidoria Setorial de Saúde encontra-se estruturada em rede, que possui em sua estrutura 16 ouvidores descentralizados e 1 ouvidoria setorial. São elas: nos cinco Distritos Sanitários, três policlínicas, três hospitais, uma maternidade, uma Diretoria de Regulação, uma Vigilância em Saúde, duas Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma setorial.
Serviço – Na Ouvidoria da Saúde, os usuários dos serviços da rede municipal podem entrar em contato via WhatsApp através do número 98845-5002, telefone 160, site da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br) ou pelo e-mail ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A sede da Ouvidoria Setorial de Saúde está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, n° 1.243, bairro da Torre.
-
Texto: Nayanne Nóbrega
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Reprodução Freepik (Créditos: Yanalya) -
Secretarias
ouvidoria setransp -
Tags
Ouvidoria da Saúde Setramp Transparência