Tecnologia BIM

Servidores municipais são capacitados para usar ferramenta que vai revolucionar construção civil

06/08/2021 | 19:00 | 1134

Trinta servidores das Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Infraestrutura (Seinfra) integram a primeira turma de capacitação para a tecnologia BIM. A ferramenta, que vai permitir a modernização dos projetos de construção civil e arquitetura da Prefeitura de João Pessoa. já é usada em boa parte do mundo. João Pessoa é a primeira capital do Nordeste a adotar esse sistema de modelagem da Informação da Construção.

O treinamento é remoto, tem 60 horas e está sendo aplicado pelos representantes no Brasil da empresa italiana ACCA softwares e pelo o engenheiro civil Rodrigues Lopes, especialista e consultor BIM do município.

“O curso terá um impacto gigantesco na administração municipal uma vez que a aplicação da tecnologia BIM irá reduzir o número de aditivos nas obras públicas, reduzir o papel para representação de projetos, bem como melhorar a qualidade dos projetos e obras, reduzindo o desperdício e, consequentemente, ajudando no caráter sócio-ambiental”, afirmou Rodrigues.

As aulas remotas seguem neste sábado (7) e nos dias 13 e 14. Todos os participantes recebem o certificado de conclusão nos dias 26 e 27. A intenção da Prefeitura é que até o fim do ano a ferramenta esteja em pleno funcionamento.

Investimento – Foram investidos na ferramenta aproximadamente 100 mil dólares, recursos do Programa João Pessoa Sustentável, que prevê, além do desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade, a modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal.

BIM – A ferramenta trabalha com modelagens 3D e promove integração de informações que possibilitam ampla visão do empreendimento e otimizam resultados. Este conceito vai atender à demanda por melhores experiências na execução de projetos, uma vez que minimiza erros, aumenta a produtividade das equipes e garante, além de qualidade da obra, lucratividade. A implantação dessa tecnologia obedece ao Decreto nº 10.306 do Governo Federal, que entrou em vigor em abril de 2020.

Pular para o conteúdo