Nesta segunda-feira

Prefeitura promove Webinário ‘Eu também sou cidadã’ em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica

29/08/2021 | 10:15 | 834

O grande desafio de quem faz parte da comunidade LGBT é lidar com o preconceito e a falta de oportunidade.  Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado neste domingo (29), a Coordenadoria de Municipal de Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial promove o webinário ‘Eu também sou cidadã: Avanços, trajetória e desafios das mulheres LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais) em João Pessoa’. O evento é nesta segunda-feira (30), a partir das 14h, no canal da Prefeitura no Youtube.

“Enquanto junho é conhecido internacionalmente como o Mês do Orgulho LGBTQIA+, em agosto celebramos duas datas fundamentais para o movimento de mulheres lésbicas: o Dia do Orgulho e o Dia da Visibilidade. Ambas as datas estão ligadas a episódios fundamentais para o avanço de direitos e representatividade para as mulheres da comunidade lésbica, representando lutas tanto pelo respeito da sociedade e do próprio movimento”, destacou Geraldo Filho, coordenador municipal de Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial.

Geraldo Filho ressalta ainda que serão debatidos temas sobre como as mulheres lésbicas são vistas e tratadas na sociedade, pontuando questões como lesbofobia, preconceito e invisibilidade a partir das vivências das participantes e dos seus relatos de experiência.

Palestrantes – O evento tem como palestrantes a pedagoga e terapeuta naturologista, Aniely Mirtes; a ativista do grupo de mulheres lésbicas e bissexuais Maria Quitéria, Cryss Pereira; a fundadora do grupo de mulheres lésbicas e bissexuais Maria Quitéria, Marli Soares; e a pesquisadora e ativista dos direitos sexuais e reprodutivos, Janine Oliveira.

Luta por visibilidade – No dia 29 de agosto é celebrado o Dia da Visibilidade Lésbica no Brasil. A data tem o objetivo de trazer à tona a luta por visibilidade da mulher lésbica, suas pautas e reivindicações dentro do movimento. O dia foi escolhido por marcar a realização do primeiro Seminário Nacional de Lésbicas no País, em 1996.

Serviço:

Webinário ‘Eu também sou cidadã: Avanços, trajetória e desafios das mulheres LBT em João Pessoa’

Data: 30/08/21 (Segunda-feira)

Endereço eletrônico: