Segundo encontro

Parque Arruda Câmara realiza roda de diálogo com professores sobre mudanças climáticas

17/09/2024 | 18:00 | 22

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) sediou, nesta terça-feira (17), a segunda edição da roda de diálogo sobre mudanças climáticas e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). O encontro tem a proposta de capacitar professores da rede pública e demais interessados no tema e aconteceu em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Meio Ambiente (Semam), sendo promovido pela Comissão Institucional Municipal da Educação Ambiental (Cimea).

O evento abordou temas essenciais para a conscientização e aplicação de práticas sustentáveis, como o planejamento de resíduos sólidos, coleta seletiva nas escolas e a importância das fossas ecológicas. Houve também apresentações sobre vivências ambientais e a prática da educação ambiental, com destaque para a demonstração de espécies de árvores locais.

A presidente do Cimea, Maria Auxiliadora Dantas Reis, explica que o encontro trabalha a questão ambiental de forma lúdica e a Bica foi escolhida por ser um ambiente natural. “Aqui, é possível encontrar todas as nuances da natureza, seja água, o clima, as árvores. Hoje recebemos representantes e gestores de escolas, da Cagepa, pessoas de entidades filantrópicas e o objetivo é exatamente esse, discutir as mudanças climáticas que estão acontecendo no nosso planeta”, ressaltou.

Entre os palestrantes, participaram a professora Maria Auxiliadora Dantas Reis, da Sedec; o professor Ismael Araújo, do Parque Zoobotânico Arruda Câmara; Glauber Travassos e Samuel Fonseca, educadores ambientais da Bica; o técnico ambiental Fernando Ypla; Paulo Pê, técnico em saúde ambiental da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ); Evandro Almeida, do Centro de Recuperação de Vidas (CRV); e Carol Estrela, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Estiveram presentes o secretário executivo da Semam, Djalma de Castro, e a secretária executiva de mudanças climáticas da Semam, Maristela Viana.

“O objetivo dessa roda de diálogo é conversar com as pessoas e trocar experiência, porque os professores são os multiplicadores e ninguém melhor do que eles para repassar esse conhecimento, essas informações para os alunos. Estamos fazendo a nossa parte, buscando amenizar a situação que o planeta está vivendo e os nossos alunos serão o futuro desse planeta. Eles que vão levar e tocar essa ideia e ficamos gratos pela presença de todos que realmente acreditam no nosso trabalho da educação ambiental”, afirmou Maria Auxiliadora.

Serviço – A sede do Cimea funciona no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). Para mais informações, procurar o setor de educação ambiental através do telefone 3213-7024.

Pular para o conteúdo