Nesta segunda-feira

Equipe multidisciplinar da Bica realiza procedimentos odontológicos e exames laboratoriais na leoa Mimi

17/08/2024 | 20:00 | 19

A leoa Mimi, um dos animais que habitam o Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica, passará por procedimentos odontológicos e exames laboratoriais nesta segunda-feira (19). O atendimento começa às 10h e será conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por técnicos da Bica, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), além de especialistas de outras cidades e estados.

Os procedimentos ocorrerão dentro do recinto da leoa, sob anestesia, garantindo a segurança e o bem-estar do animal. A intervenção odontológica é fundamental para melhorar a qualidade de vida de Mimi, que apresenta dificuldades na mastigação e exposição da polpa dentária. Além disso, a equipe aproveitará para realizar uma triagem completa, assegurando a saúde geral da leoa.

Segundo Thiago Nery, chefe do Setor de Zoológico da Bica, o foco principal é o procedimento odontológico, mas a equipe irá aproveitar a anestesia para realizar outros exames. “Aproveitando que vamos fazer esse procedimento odontológico, e não é sempre que a gente anestesia um animal desse porte, vamos aproveitar para fazer todo tipo de triagem possível. Então, na verdade, o animal vai passar por um grande check-up. Devido ao porte do animal, a gente trabalha de modo semelhante a um veterinário que está trabalhando a campo, onde a equipe vai até o animal”, explicou.

A equipe que irá realizar esse trabalho é composta por diversos especialistas, como RobertoFecchio, que é odontólogo veterinário de São Paulo e está em João Pessoa ministrando aula numa pós-graduação; Rafael de Lima, da UFPB – Campus Areia; Glenison Dias, médico veterinário do Cetas – Paraíba; Guta Adami, que é especialista em anestesia de grandes felinos; Jeferson Cordeiro, também anestesista; Luciana Guerra, da UniDiagnóstico, referência em  ultrassonografia, eletrocardiografia, cardiograma e demais imagens; Pedro Inojosa, responsável por toda a parte de processamento de material laboratorial (exames de sangue, urina, fezes e coleta de material biológico); Olívia Borges, que vai fazer a parte de citologia; além de todo o corpo técnico do zoológico da Bica.

Milenna Simões, diretora do Parque, destaca que a administração sempre se prontifica a proporcionar o bem-estar dos animais. “Os zoológicos acolhem animais vítimas de tráfico e de maus-tratos, que ficam sob sua tutela. Então, dentro do possível, fazemos tudo para proporcionar os melhores cuidados para eles e agradecemos muito a esses parceiros que nos auxiliam nessa meta”, ressaltou.

Leoa – Mimi chegou ao Parque Arruda Câmara em maio de 2023, com 17 anos, vinda de um zoológico do Piauí. O animal foi trazido com o intuito de fazer companhia à leoa Leona, já residente na Bica.

Pular para o conteúdo