Arborização Urbana

Equipe da Semam coleta sementes de árvores nativas para produção de mudas no Viveiro Municipal

19/12/2020 | 14:00 | 1602

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão coletando sementes de árvores nativas para a produção de mudas que serão utilizadas no plantio urbano. Nessa primeira quinzena de dezembro, os técnicos foram até as cidades de Campina Grande, Puxinanã e Montadas, onde foram coletadas sementes de pau-ferro, sibipiruna e ipê.

A coleta é feita de árvores matrizes, georreferenciadas, saudáveis e que fornecem sementes de qualidade. Os técnicos da Semam vistoriam as árvores durante o período de floração para que tenham uma indicação aproximada do melhor dia para realização da coleta das sementes.

Com um equipamento chamado de podão, os técnicos recolhem as sementes, que são levadas para o Viveiro Municipal, onde uma parte delas é limpa e seca na sombra, depois guardada em sacos de papel e etiquetada. Outras sementes seguem direto para a produção, quando são plantadas no solo para germinar. Depois de germinadas, são transplantadas para pequenos sacos, para a formação das mudas que são distribuídas com a população e utilizadas no plantio urbano, em áreas públicas da cidade.

O trabalho de coleta e produção de mudas é acompanhado pelo biólogo Carmelo Édson da Nóbrega, coordenador do Viveiro Municipal. Ele destacou que essa é uma etapa muito importante no planejamento do plantio urbano. “O processo de coleta é onde nasce o verde de nossa cidade, onde nascem nossas futuras árvores. É preciso atenção e constância nesse trabalho, para garantir mudas e futuras árvores sadias”, concluiu.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, lembrou que a coleta de sementes é uma das ações da política ambiental da gestão. “Temos o maior cuidado e respeito por nosso patrimônio ambiental. Sabemos o quanto é importante para a saúde da população de João Pessoa a preservação e recuperação de nossas áreas verdes, por isso, temos feito com regularidade a busca por sementes saudáveis”, comentou.

Ainda neste mês, os técnicos do Viveiro devem ir para as cidades de Areia, Alagoa Nova, Juarez Távora, Esperança e Pocinhos, para a coleta de mais sementes.

O Viveiro Municipal de Plantas Nativas fica em Gramame, na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº, funcionando para atendimento ao público às segundas, quartas e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30. Cada pessoa pode se dirigir ao Viveiro e pegar até duas mudas de árvores nativas e receber as orientações sobre o plantio.

  • Texto: Jô Vital
    Edição: Thadeu Rodrigues
    Fotografia: Assessoria

  • Secretarias

    outras
Pular para o conteúdo