Para todos os públicos

Dia Mundial da Criatividade é comemorado com programação especial no ‘Celeiro’

21/04/2022 | 20:30 | 785

O feriado desta quinta-feira (21) foi de muitas atividades no Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano. Toda a estrutura do local foi ocupada para receber uma programação especial em alusão ao Dia Mundial da Criatividade – internacionalmente conhecido como “World Creativity Day”.

Na área interna, aconteceram exposições de artesanato. Na externa, foram realizadas oficinas de mágica, de origami e de papietagem, além de contações de histórias para a criançada. Também ocorreu a Mostra Cultural no Balaio, uma feirinha com diversos segmentos do empreendedorismo criativo, como artesanato e moda.

Desde as 15h, quando o evento teve início, o público marcou presença massiva. Entre os visitantes, estava à professora aposentada Maria Aldano. Natural do Rio de Janeiro e residindo em João Pessoa há dois anos, foi a primeira vez que ela esteve no Celeiro. “Estou recebendo umas amigas de Recife. Meu filho soube do evento pelo noticiário e decidimos vir com todo o grupo. E eu amei tudo”, disse.

Aproveitando a feirinha, ela adquiriu um bloco de anotações feito com folhas de aquarela. “Gosto muito de pintar. E gosto muito de valorizar artesãs, quem trabalha com a criatividade. Então, foi um programa excelente para o feriado”, complementou.

Gastronomia – A programação envolveu diversos segmentos da economia criativa, como a gastronomia. A empreendedora Selma Mesquita participou da feirinha comercializando as empadas que produz com a filha. Faltando duas horas para encerrar o evento, todo o estoque que ela levou já havia sido vendido.

“Trabalhamos com delivery e participando de feiras, como a No Balaio. Um encontro como esse é de grande importância para fomentar nosso negócio. Muita gente tem a oportunidade de conhecer nossas empadas e, pelo boca a boca, acabamos crescendo. Sem falar que amo ter esse momento de interação com outras pessoas”, contou.

Moda – As comemorações do Dia Mundial da Criatividade, no Celeiro, também contaram com rodas de conversa. Uma delas debateu a moda autoral na Paraíba. Outra aconteceu em consonância com a programação da Semana Fashion Revolution, realizada simultaneamente em diversos países. O bate-papo reuniu representantes de marcas locais, que debateram sobre o mercado paraibano, lançando um olhar para o comportamento e os negócios.

Colaboração – A diretora de Economia Criativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) de João Pessoa, Marianne Góes, também comemorou o sucesso do evento. “Tivemos uma quantidade incrível de ações. O Celeiro se encheu de vida e de alegria, com crianças, adultos, idosos, turistas e pessoas de diversos segmentos criativos, todos unidos para comemorar esse dia em um lugar que exala criatividade. Foi uma verdadeira celebração colaborativa”, concluiu.

Pular para o conteúdo