População assistida

Caravana do Cuidar finaliza a programação da semana atendendo moradores do Cuiá

12/11/2021 | 17:00 | 802

Moradores do bairro Cuiá receberam, nesta sexta-feira (12), a Caravana do Cuidar, projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). A cada visita nos bairros, o governo municipal oferece aos moradores serviços em saúde, direito do consumidor, assistência social, beleza e recreação.

O casal Reginaldo Silva, que é vigilante, e Lucineia Silva, vendedora, aproveitou os serviços oferecidos. “Aproveitei o meu dia de folga pra conhecer esse evento. Já tomei vacina pra atualizar o cartão e fiz auriculoterapia também”, relatou Reginaldo. Lucineia comentou sobre a importância da Caravana para a comunidade. “Esse serviço facilita o acesso da comunidade, principalmente pra quem não tem transporte ou não tem o dinheiro da passagem. Aqui o atendimento é mais rápido”, afirmou.

Balanço das atividades – A passagem da Caravana do Cuidar pelo bairro Cuiá resultou em 182 atendimentos, sendo 30 no Cadúnico/Bolsa Família; 13 com a equipe do CRAS; 6 inscrições no Sine-JP; 52 registros na ouvidoria; 1 atendimento no Acessuas Trabalho; 10 aferições de pressão arterial; 17 atendimentos de auriculoterapia; 15 no Odontomóvel; 13 testes de hepatite B e C; 16 aplicações de vacina; e 9 atendimentos com a equipe do Criança Feliz.

Dos serviços oferecidos em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS) está a equipe que atua na prevenção à saúde bucal, como explicou Rachael Monteiro, cirurgiã dentista. “Fazemos uma apresentação voltada para as crianças, ensinando sobre cáries, a importância da escovação e da higiene bucal. E a apresentação ajuda tanto as crianças quanto os pais, porque as informações que costumam ser complicadas são passadas de uma forma lúdica”, comentou.

A manicure Nathalia Freitas é mãe de dois filhos, um de 4 e outro de 6 anos, e acompanhou a apresentação. “Principalmente com criança pequena é difícil dizer a importância de escovar, cuidar dos dentes. Eu gostei e eles também, até participaram da apresentação”, disse a mãe. Além das instruções da equipe de odontologia, Nathalia também aproveitou o atendimento do Sine-JP e a vacinação.

Parcerias – Para a realização da Caravana do Cuidar, a Sedhuc conta com o apoio das Secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Transparência Pública (Setramp), Participação Popular (SEPP), Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).