OSMJP se apresenta neste sábado no Centro Cultural Ariano Suassuna

05/04/2019 | 10:15 | 1217

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) faz seu segundo concerto da temporada neste sábado (6), às 18h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna. A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna. A entrada é gratuita.

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa será regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, e vai executar obras de dois compositores europeus e um brasileiro: Richard Strauss (1864-1949), Johannes Brahms (1833-1897) e Alexandre Guerra (1971), compositor residente convidado para esta temporada. O trompista Robson Gomes da Silva, integrante da OSMJP, que será o solista da noite.

O programa da noite será aberto com “Paisagens Brasileiras”, de Alexandre Guerra, que vai reger a OSMJP durante a execução da música. Imagens relacionadas à obra, registradas pelo fotógrafo paranaense Marcos Amend – que se dedica à conservação e ao registro fotográfico de ambientes naturais – e selecionadas pelo próprio compositor, serão exibidas em um telão.

Depois será a vez do “Concerto para Trompa nº 1 em Mi bemol maior op. 11”, de Strauss, que terá o trompista Robson Gomes da Silva como solista. Apaixonado pela trompa – instrumento no qual seu pai era considerado o melhor em sua época – o compositor alemão tinha 19 anos quando concluiu o “Concerto para Trompa nº1”. Este o primeiro trabalho para orquestra com o qual ele se mostrou satisfeito.

Após o intervalo, a OSMJP encerra o concerto com a “Sinfonia nº 1 em Dó menor, op. 68”, de Brahms, primeira sinfonia do compositor alemão, que passou 20 anos sendo elaborada e só foi apresentada quando ele tinha 43 anos. Logo após a estreia desta obra, maestro von Büllowa denominou como a ‘décima sinfonia’ de Beethoven.

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

Os convidados

Robson Gomes da Silva – Bacharel em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Iniciou os estudos como trompista aos 15 anos e participou da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa e Orquestra Sinfônica de Sergipe. Integrou o Quinteto ParaiBrass e Quinteto de Sopro Serigy. Com participação em vários festivais, em 2014 participou de uma audição pela Univesity of Memphis (EUA). É trompista na Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa.

Alexandre Guerra – Compositor, membro da WSA (World Soundtrack Academy), formou-se bacharel em composição para cinema na faculdade Berklee College of Music. No Brasil, estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter – nome importante da vida musical brasileira durante o século XX. Suas composições vêm sendo executadas por importantes orquestras e intérpretes dentro e fora do Brasil. Lançou mais de dez discos e em 2018 foi comissionado para compôr a peça que celebra os 30 anos da Orquestra Sinfônica de Santo André.

II Concerto Oficial da Temporada 2019
Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)
Data: Sábado (6)