Neste sábado

OSMJP realiza o VIII Concerto Oficial da Temporada no Centro Cultural Ariano Suassuna

04/10/2019 | 09:00 | 1213

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) – Estação Cabo Branco – foto RafaelPassos

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza, neste sábado (5), às 18h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, o oitavo Concerto Oficial da Temporada. A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna.

A Orquestra Sinfônica Municipal será regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, e vai executar obras do brasileiro Alexandre Guerra (1971) – compositor residente convidado para esta temporada –, do polonês Henryk Wieniawski (1835-1880) e do alemão Johannes Brahms (1833-1897). O solista da noite será o violinista Alessandro Borgomanero.

O concerto será aberto com “Longe”, de Alexandre Guerra, obra que mostra em sons a distância como poesia sonora, em quatro movimentos – ‘Longe o Mar’, ‘Longe o Vento’, ‘Longe alguém Caminha’ e ‘Longe a Solidão’ – que levam a uma viagem pela saudade e emoção.

Depois a Orquestra Sinfônica Municipal vai executar o “Concerto para violino nº 2 em Ré Menor, Op. 22”, de H. Wieniawsky, peça que começou a ser escrita em 1860 e estreou em 1862.A execução da obra terá a participação especial do violinista Alessandro Borgomanero, solista da noite.

A programação da noite será encerrada com a “Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op. 73”, de J. Brahms, obra carácter de bucólico e rústico escrita em 1877. A peça, obra que traz referências à música dos grandes mestres vienenses além de Beethoven, como Haydn e Mozart, considerados os compositores principais do estilo clássico.

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

O solita – Nascido em Roma, formou-se com o título de Mestre em 1992, na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras. Radicado em Goiânia (GO) desde 1997, é professor de violino na Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 2002 realizou a primeira execução brasileira do Concerto nº 2 para violino de Schostakovich. Apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmera do Kremlin (Rússia), em dois concertos no auditório do Kremlin em Moscou, em 2005. Estará em tournée com o projeto ‘Violino em Solo no Brasil’ na China, Alemanha e Itália

Serviço

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) – VIII Concerto Oficial da Temporada 2019

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)