Música clássica

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa participa de concerto em homenagem à Semana da Pátria

11/09/2024 | 16:00 | 46

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa realiza o VII Concerto Oficial da Temporada 2024 nesta quinta-feira (12), a partir das 19h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. O concerto, aberto ao público e com entrada gratuita, terá a regência dos maestros Gustavo Paco de Gea e Nilson Galvão e vai reunir a Orquestra Sinfônica da Paraíba, Camerata da Parahyba, Banda do Corpo de Bombeiros e integrantes da Orquestra do Sesc. Juntas vão realizar uma homenagem à Semana da Pátria.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que é muito importante para todos que fazem a Funjope e a Prefeitura de João Pessoa participarem, com a Orquestra Sinfônica Municipal, dessa interação com outras orquestras comemorando a Independência, a Semana da Pátria.

“O Brasil vive um momento muito especial na retomada da sua política de cultura, e João Pessoa vive um momento muito especial sendo protagonista nesse processo de formação de uma política pública de cultura que envolve as diversas linguagens. Nós partilhamos de um sentimento de que a cidade está bem cuidada, planejada. No campo da cultura, estamos dando a nossa contribuição. É muito significativo que essa seja a primeira interação de tantas orquestras e talentos musicais juntos em um só momento”, acrescenta.

O maestro Nilson Galvão explica que será um concerto em duas partes. A primeira com as bandas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do grupamento de Engenharia que estão se unindo para tocar juntos formando um só grupo. O mesmo acontece com as orquestras, a Sinfônica Municipal de João Pessoa, a Sinfônica da Paraíba, a Camerata da Parahyba e alguns alunos da Escola do Sesc, formando uma grande orquestra.

Parte do repertório será dirigida pelo maestro Nilson Galvão e a outra pelo maestro Gustavo Paco de Gea, da Sinfônica da Paraíba. “No repertório, teremos seis músicas. Cada maestro vai reger três, e encerra com O Guarani, do compositor brasileiro Carlos Gomes, muito famosa porque, há muitos anos, é a música que abre a Hora do Brasil no rádio. Encerramos com as orquestras mais a participação de alguns membros das bandas tocando juntos. É a última música que vai coroar o fim da parte musical do evento”, destaca.

Nilson Galvão acrescenta que o público pode esperar um momento novo porque nunca aconteceu na Paraíba uma união dos grupos de música e orquestras para prestigiar a Semana da Pátria. “Será uma grande festividade”, afirma.

O programa da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa inclui Terno de Pifes – Clóvis Pereira; Galope de Cavalhada – José Tavares de Amorim; Scene de O Lago dos Cisnes, op. 20a – Tchaikovsky; Contos dos Bosques de Viena (Coda) – Johann Strauss Jr.; Bachianas Brasileiras n° 2 – IV movimento: Toccata (O Trenzinho Caipira) – Heitor Villa-Lobos; Boi Bumbá – IV movimento da Suíte Monette – Duda; Abertura de O Guarani – Carlos Gomes.

Pular para o conteúdo