Prevenção

Operação Proteção realiza serviços de limpeza e higienização no Grotão e Jardim Veneza, além de fiscalização dos protocolos sanitários no comércio do Centro da Capital

14/07/2020 | 12:16 | 988

A Operação Proteção, que conta com várias secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realiza fiscalização de estabelecimentos comerciais no Centro da Capital durante esta terça-feira (14) e limpeza e higienização de ruas, feiras livres e espaços públicos no Jardim Veneza e Grotão. Nesta quarta-feira (15) será a vez do Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, além do Mercado Central, no Centro, receber a Operação.

As ações estão sendo intensificadas com o objetivo de garantir a segurança sanitária e de higiene da população na retomada do comércio, a partir da terceira etapa do Plano Estratégico de Flexibilização, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os trabalhos vêm sendo realizados desde o último sábado (11) e vão continuar por tempo indeterminado, ou seja, enquanto houver risco de contaminação do novo Coronavírus, como destaca Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil.

“Estamos com uma verdadeira força-tarefa, que envolve diversas secretarias fazendo esse trabalho de limpeza, de zeladoria, higienização, pulverização nos ambientes que recebem grande quantidade de pessoas. Além da segurança da população, queremos garantir, também, as condições necessárias para o uso dos equipamentos e realização das atividades de comércio”, disse Noé, durante a ação realizada no Bairro do Grotão.

Na parte de fiscalização dos protocolos sanitários de saúde e segurança nos estabelecimentos comerciais, a Operação Proteção permaneceu no Centro da Capital, para atender a grande demanda de atividades na região. “Começamos no Centro no último sábado (11), um trabalho muito intenso devido a quantidade de estabelecimentos. A partir desta quarta-feira (15) vamos estender a Operação para os bairros da cidade, assim como as outras secretarias estão fazendo”, disse Maristela Gonçalves, secretária do Procon-JP.

Força-tarefa – A limpeza e zeladoria é feita pela Defesa Civil, com o apoio da Emlur, Seinfra e Sedurb. Já a fiscalização dos estabelecimentos comerciais é feita pelo Procon-JP, Progem, Semam, Semusb/Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Entre as medidas observadas estão o uso de máscara, limitação de uma pessoa a cada 10m² e disponibilidade do álcool gel nos estabelecimentos e controle de fluxo de clientes.

Programação da Operação Proteção:

– Cecaf

– Mercado Central