Nesta quinta-feira

Operação Proteção realiza fiscalização dos protocolos sanitários no comércio de Cruz das Armas e do Centro, além de limpeza e higienização nas feiras de Oitizeiro e Jaguaribe

23/07/2020 | 12:01 | 877

A Operação Proteção realiza serviços de limpeza e higienização das feiras de Oitizeiro e de Jaguaribe, além de fiscalização do cumprimento dos protocolos sanitários no comércio de Cruz das Armas e do Centro, nesta quinta-feira (23). Essas ações estão sendo intensificadas com o objetivo de garantir a segurança sanitária e de higiene da população na retomada do comércio, a partir da terceira etapa do Plano Estratégico de Flexibilização, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Nesta sexta-feira (24), tem ações de limpeza e higienização programadas para o bairro do Rangel, e fiscalização do comércio no Centro. A secretária do Procon-JP, Maristela Viana, explicou que entre as medidas observadas durante as operações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais estão o uso de máscara para funcionários e clientes, controle de fluxo de pessoas, uso do álcool em gel, além do cumprimento do horário de fechamento – de acordo com o Plano Estratégico de Flexibilização é ás 15h.

“Nessa parte de fiscalização, a ação está visando orientar os comerciantes, fazendo um trabalho educativo, para que eles possam cumprir com todos os protocolos sanitários. Só em caso de descumprimento de alguma medida é que a gente notifica, para que eles possam se adequar. É importante ressaltar que os comerciantes devem obedecer o horário de fechamento, nossas equipes estão realizando ronda após às 15h e verificando se essa medida está sendo respeitada”, afirmou.

Na parte de limpeza e higienização, a Operação Proteção conta com uma força-tarefa coordenada pela Defesa Civil, com apoio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Emlur e Sedurb. “A gente realiza tanto os trabalhos de higienização dos espaços, para que a população tenha mais segurança, quanto aqueles trabalhos de zeladoria. É um serviço que não pode parar, que vai continuar acontecendo pela cidade”, concluiu.

Força-tarefa – A limpeza e zeladoria da ação é feita pela Defesa Civil, com o apoio da Emlur, Seinfra e Sedurb. Já a fiscalização dos estabelecimentos comerciais é feita pelo Procon-JP, Progem, Semam, Semusb/Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Entre as medidas observadas estão o uso de máscara, limitação de uma pessoa a cada 10m² e disponibilidade do álcool gel nos estabelecimentos e controle de fluxo de clientes.